Gritos de carnaval movimentam o HAM
- Publicado em 28/02/2019
- Câncer, Carnaval, Combate ao câncer, Grito de carnaval, HAM, Hospital Aristides Maltez, Humanização, Voluntariado
Com a chegada do carnaval, os pacientes do Hospital Aristides Maltez (HAM) não podiam ficar de fora da folia. Foi pensando nisso que as equipes do voluntariado e da oncopediatria preparam dois grandes momentos para as crianças e as pacientes do Grupo de Apoio a Mulheres Mastectomizadas (GAMMA).
Afim de trazer descontração e alegria para o dia a dia dos familiares e pacientes, eventos festivos como o carnaval fazem com que o tratamento fique mais leve. A coordenadora de Enfermagem da Oncopediatria, Naara Rodrigues, entende que momentos como esse beneficiam não só as crianças, como também toda a equipe: “São vivenciados muitos momentos delicados durante o tratamento, muitos efeitos colaterais, então essas festinhas trazem um ânimo diferente para todos nós, quebra um pouco a rotina de entrar no hospital apenas pra tratar aquela doença. Além de aproximar mais o paciente da equipe, nós ganhamos leveza para o trabalho”, afirmou.
Tamela Silva, paciente da pediatria, fantasiada e animada, disse que “achou o máximo” a festa que aconteceu nesta quarta-feira (27): “Minha mãe não gosta de carnaval não, mas eu adoro! Gostei demais das máscaras e das músicas”, disse entre pulos e balanços da mamãe sacode.
Já o grito de carnaval do Grupo GAMMA, que aconteceu no último dia 18, teve a sua primeira edição com direito a concurso de melhor fantasia, DJ e lanche após os festejos. “Nós sempre fizemos uma aula aberta, mas nunca foi um grito de carnaval. Esse ano nós tivemos essa ideia e foi simplesmente fantástico. Até aquelas que não dançam ou não curtem carnaval por conta da religião fizeram questão de estarem presentes. Capricharam as fantasias, de forma econômica, é claro, e trouxeram ainda mais alegria e perseverança para esse ano que está começando”, contou Maria de Fátima, coordenadora do Voluntariado da Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC).
Confira as fotos:
0 Comentários