Comissão Antitabagismo do HAM projeta ações para 2019
- Publicado em 27/03/2019
- Antitabagismo, Câncer de bexiga, Câncer de cabeça e pescoço, Câncer de esôfago, Câncer de pulmão, Câncer de rim, Cigarro, Combate ao câncer, Conscientização, Educação, Fumo, HAM, Hospital Aristides Maltez, Informação, Oncologia, Tabaco, Tabagismo
Com o objetivo de educar para prevenir, a Comissão Antitabagismo do Hospital Aristides Maltez (HAM) se reuniu nesta terça-feira (26) para traçar metas para 2019. Além dos pacientes, o grupo busca conscientizar familiares, colaboradores e o público externo do hospital sobre o câncer de cabeça e pescoço, pulmão, rim, bexiga e esôfago.
Roseani de Sousa, psicóloga e coordenadora da comissão, diz que uma das formas de combater o consumo do tabaco é nas escolas com crianças e adolescentes: “Educar é a maneira mais duradoura e eficiente para todo e qualquer tipo de assunto. Temas como este devem ser discutidos também em sala de aula. É lá que são construídos ensinamentos que ficarão pra toda a vida, sem contar que as crianças e adolescentes são disseminadores daquilo que aprendem. É muito importante aprender desde cedo que o consumo de tabaco e outras drogas prejudicam a saúde por toda a vida”, ressalta.
O grupo, que é multidisciplinar, vai realizar ações em escolas municipais, mas não só dentro da sala de aula. O objetivo é trazer o aluno para conhecer um pouco da realidade de um paciente com câncer: “As ações são sempre em conjunto, sempre com instituições que queiram trabalhar nessa parceria. Afinal, é somando que a gente tem melhores resultados”, afirma Roseani.
De acordo com Virginia Freitas, médica oncologista e membro do grupo, o número de mulheres com câncer proveniente do tabaco tem aumentado muito nos últimos anos e quase que já se equiparando aos homens: “A maior curva de ascensão de mortalidade feminina em tipos de câncer foi a de pulmão. Aqui no HAM, por exemplo, 30% dos pacientes totais são oriundos do fumo. A gente já os recebe com as consequências finais desse mal, por isso a importância tão grande em educar e trabalhar o não consumo desde a infância”, conclui.
Membros da Comissão Antitabagismo
Eliana Carvalho – Bibliotecária
Patrícia Araújo – Farmacêutica
Roseani de Sousa – Psicóloga
Sônia Sales – Médica
Vanessa Nunes – Enfermeira
Virgínia Freitas – Médica
0 Comentários