HAM tem implante de cateter PICC como um sucesso para os pacientes SUS da Bahia
- Publicado em 28/07/2020
- Acolhimento, Cateter, HAM, Hospital Aristides Maltez, Humanização, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Oncologia, Oncopediatria, PICC
A utilização pelo Hospital Aristides Maltez (HAM) do cateter PICC foi iniciada em dezembro de 2015, inicialmente voltadas à pediatria.
Em 2017, o método foi estendido para pacientes adultos e teve como outro grande ganho o benefício da administração da quimioterapia domiciliar, feito através da bomba elastomérica. Hoje, já são contabilizadas 1.000 inserções do cateter no HAM.
Os relatos dos pacientes são as principais motivações para que o HAM siga em busca de inovações para uma maior qualidade de vida. Desta forma, de acordo com a enfermeira Naara Esmeraldo, responsável pela colocação do PICC, mais avanços estão ocorrendo: “Novos testes vêm sendo realizados para a utilização do cateter com tecnologia 3CG, que permite a confirmação do posicionamento durante a passagem, o que minimiza o tempo de espera para início ou continuidade da terapia”. O cateter fica apto ao uso imediatamente após a inserção.
PICC – Também chamado de cateter venoso central de inserção periférica, o PICC é um tubo de silicone introduzido na veia do braço até a veia do coração para administração de remédios em tratamentos como a quimioterapia. Por ser um cateter de longa duração, podendo acompanhar o paciente durante todo o tratamento, ele melhora a sua qualidade de vida ao evitar a necessidade da repetição de furadas para introdução de medicamentos e, por isso, dores; possibilitar a desospitalização e acesso seguro com menor número de complicações.
0 Comentários