Conselho Deliberativo da LBCC aprova balanço 2020 em assembleia geral
- Publicado em 05/05/2021
- 100% SUS, Aristides Maltez, Câncer, Combate ao câncer, Coronavírus, COVID-19, Doação, Filantropia, HAM, Hospital Aristides Maltez, Hospital filantrópico, Instituição filantrópica, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Oncologia, SUS
Aconteceu na última quinta-feira (29), no auditório Honorato Maltez, assembleia geral ordinária para apresentação e votação do relatório anual e do balanço 2020 da Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC) e eleição da associada Tatiana Leal Maltez para o Conselho Fiscal da entidade. O relatório refletiu o impacto das questões enfrentadas durante o último ano em decorrência à pandemia do Coronavírus e também demonstrou a importância da continuidade dos investimentos para o combate ao câncer.
Dra. Maria Romilda Maltez, primeira vice-presidente da LBCC, pontuou as iniciativas do setor de Marketing e Comunicação, que contabilizou 10.841 doadores em 2020, e do Voluntariado, que esteve à frente da Oficina de Perucas junto ao Rotary Club Salvador-Itapagipe, do bazar on-line, dentre outras ações importantes, mesmo com a diminuição das possibilidades frente ao momento vivido mundialmente. Além disso, a apresentação do quadro econômico-financeiro pelo contador Leonídio Freitas mostrou que, apesar dos diversos desafios impostos, o Hospital Aristides Maltez (HAM) manteve-se firme para seguir com o importante trabalho que desempenha há 69 anos com os devidos méritos à Diretoria Executiva, ao Comitê de Enfrentamento à COVID-19 e a todo o quadro de colaboradores pelas decisões favoráveis aos resultados apresentados, que embora em déficit, refletem a boa gestão dos seus recursos.
Já Dr. Humberto Luciano, superintendente da LBCC, transpareceu preocupação com os pacientes que não recorreram ao HAM devido às dificuldades trazidas pela pandemia, o que foi ratificado pelos números: em 2019, a unidade hospitalar registrou 203.287 consultas, 11.925 matrículas novas e 9.587 cirurgias; esses números caíram para 155.163 consultas, 10.254 matrículas novas e 8.640 cirurgias em 2020. Já os números de internações e de procedimentos aumentaram, o que retrata a busca pelo atendimento de forma mais tardia, quando, muitas vezes, a doença já avançou: em 2019, foram 10.254 internações e 4.360.325 procedimentos; no ano seguinte, 11.613 internações e 4.492.178 procedimentos. Dr. Humberto Luciano destacou também o dado de gratuidade no valor de R$ 2.490.540,79, que representa custos não arcados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) dentro dos atendimentos aos pacientes, contemplando alimentação, equipamentos, materiais e outros. O superintendente finalizou a sua apresentação pontuando as metas para 2021: “…implantação do prontuário médico eletrônico; instalação de UTI pediátrica; aquisição de segunda ressonância nuclear magnética; incorporação de mamógrafo digital; incorporação de terrenos desapropriados pelo Estado e o desenvolvimento de um curso de Oncologia para saúde básica”.
Por fim, Dr. Aristides Maltez Filho, presidente da LBCC, reiterou a importância do evento, que seguiu todos os protocolos de segurança contra a COVID-19: “É um momento fulcro da existência do hospital. Ele existe para servir à sociedade dentro do que se propôs, que é a atenção ao paciente carente prevista pelo Prof. Aristides Maltez. Isso que nos foi delegado pela sociedade merece que, periodicamente, se leve o resultado do que se faz com o dinheiro público recebido e com as doações, além dos resultados na atenção aos pacientes portadores de câncer. É uma felicidade muito grande podermos chegar a esse ponto e contarmos com o prestígio de uma assembleia geral, ponto básico de existência da instituição, com uma participação efetiva dos que aqui estiveram louvando e dando cada vez mais moldura a essa prestação de contas. Estamos, portanto, felizes porque soubemos receber e soubemos prestar contas”.
A prestação de contas do exercício 2020, aprovada em votação, contou com a presença da Diretoria Executiva, do Conselho Deliberativo e de membros associados da LBCC.
Confira as fotos:
0 Comentários