CEHAM realiza palestra de abertura da campanha Julho Verde
- Publicado em 07/07/2021
- 100% SUS, Acolhimento, Aristides Maltez, Cabeça e Pescoço, Câncer, Câncer de cabeça e pescoço, CEHAM, Combate ao câncer, Fonoaudiologia, Grupo Laringé, HAM, Hospital Aristides Maltez, Hospital filantrópico, Humanização, Laringe, Laringectomizados, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Oncologia, Pacientes laringectomizados, SUS
O Centro de Estudos do Hospital Aristides Maltez (CEHAM) realizou, nesta quarta-feira (07), a abertura oficial da campanha de combate ao câncer de cabeça e pescoço, intitulada Julho Verde, na unidade filantrópica. Com palestra ministrada pela fonoaudióloga do hospital, Laiane Lima, e transmitida via YouTube e Facebook, redes sociais do HAM, o objetivo foi informar sobre a campanha para prevenir e buscar o diagnóstico precoce da doença, trazendo o exemplo da laringectomia como um dos procedimentos cirúrgicos que tratam tumores na região.
Laiane Lima ressalta a importância da palestra para os profissionais no hospital e para o público externo também: “Eu acho imprescindível passar a mensagem da importância da prevenção do câncer de cabeça e pescoço. São tumores possíveis de serem prevenidos e, se descobertos em fases iniciais, o tratamento é menos agressivo, compromete menos a qualidade de vida. Também queremos passar a mensagem de que existe todo um suporte, caso esses pacientes precisem passar por um tratamento mais agressivo, existe alguém aqui pra ajudá-los a passar por esse esse momento. Nós da reabilitação estamos aqui pra ajudar!”, conta.
Fátima Pereira, coordenadora do setor de Voluntariado, relata sua experiência como membro do grupo de laringectomizados do HAM, o Laringé: “Eu estou há vinte anos nesse grupo. Entrei para trabalhar com a biodança e é um trabalho de fortalecimento, principalmente, de fortalecimento da identidade porque quando o paciente adoece e se sente fragilizado, acha que só ele está passando por aquilo. Então, o grupo de apoio tem essa grande vantagem de mostrar para o outro que ele não está sozinho e que cada paciente está em uma condição diferente de tratamento, doença, etc. É super importante essa troca deles, inclusive, nos ensinam coisas que fizeram e melhoraram. Para mim é fantástico, é um aprendizado a cada dia, o grupo é dinâmico, temos pacientes que estão com a gente há mais de 10 anos e outros que entraram há pouco tempo”.
A programação do Julho Verde continua com o encontro mensal do Grupo Laringé, contando com a participação de Ricardo Romanha, musicoterapeuta voluntário, no dia 15 de julho, às 09h. Já no dia 27 de julho, às 18h30, com o Coro Comunitário, de forma virtual na plataforma Zoom, o NEOJIBA fará uma atividade coletiva em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Câncer de Cabeça e Pescoço e terá a participação do grupo de pacientes do HAM.
Laringé – O HAM possui um grupo de apoio a pacientes laringectomizados formado por uma equipe multiprofissional, que tem como principal objetivo ofertar ao paciente acolhimento, informação, interação social e fortalecimento de vínculos e identidade. Fatores importantes para o melhor enfrentamento do paciente e sua rede de apoio. Nos encontros, acontecem as terapias de grupo coordenadas pela Psicologia, Biodança, Fonoaudiologia e Musicoterapia. Dr. Lucas Silva, coordenador do setor de Cabeça e Pescoço, que sempre está disponível para sanar dúvidas e dar orientações, representa a área médica. Há também profissionais convidados que realizam palestras, além do Coral Laringectom, formado por pacientes laringectomizados, coordenado pelo NEOJIBA, que reforça a interação e contribui para a qualidade de vida do paciente através da música.
Confira as fotos:
0 Comentários