139 anos do professor Aristides Maltez
- Publicado em 31/08/2021
- 100% SUS, Aristides Maltez, Aristides Pereira Maltez, Câncer, Combate ao câncer, HAM, Hospital Aristides Maltez, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Oncologia, Professor Aristides Maltez, SUS
O professor Aristides Pereira Maltez, fundador da Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC), completaria 139 anos hoje (31). Ao ver o sofrimento das mulheres carentes que lutavam contra o câncer, liderou uma campanha junto à sociedade baiana para prestar assistência a quem mais precisava.
Em 1939, realizou uma importante cirurgia em Landulpho Alves de Almeida, então Interventor do Estado da Bahia, e se recusou a receber pagamento: “Se alguma coisa queira V.Exª fazer por mim, faça pelos cancerosos carentes e ajude-nos a completar os recursos que a Liga Bahiana Contra o Câncer possui para a construção do Instituto de Câncer da Bahia”.
O valor, somado a doações e arrecadação através de eventos (quermesse, chás, etc.), foi utilizado na aquisição da Chácara Boa Sorte, no bairro de Brotas. Assim, em 25 de outubro de 1940, foi lançada a pedra fundamental do Instituto de Câncer da Bahia, quando o prof. Aristides Maltez proferiu uma das suas falas emblemáticas: “A semente do carvalho está lançada. A sua sombra não será, porém, mais para mim, servirá, sim, para dar abrigo aos cancerosos pobres da Bahia”.
Infelizmente, o professor faleceu em 6 de janeiro de 1943, com 60 anos, sem ver o instituto, mais tarde, Hospital Aristides Maltez (HAM), inaugurado, o que ocorreu em 1952, sendo o primeiro hospital na especialidade – tratamento do câncer – no Brasil. O hospital só foi concluído em 1984.
Seu legado permanece e hoje o HAM segue realizando cerca de 3500 atendimentos diários através do Sistema Único de Saúde (SUS).
Biografia – Nascido em Cachoeira, em 31 de agosto de 1882, Aristides Pereira Maltez, filho de Francisco Pereira Maltez e Amélia da Glória Guimarães Maltez, estudou em Nazaré e depois em Salvador. Ensinou Física, Química e História Natural. Médico e poliglota, se especializou nos Estados Unidos em Ginecologia e Obstetrícia, foi cirurgião e fotógrafo e ensinou também Ginecologia.
0 Comentários