Cuidados paliativos: paciente lança livro no HAM
- Publicado em 09/10/2021
- 100% SUS, Acolhimento, Aristides Maltez, Bahia, Câncer, Combate ao câncer, Cuidados paliativos, Cultura nordestina, Hospital filantrópico, Humanização, Instituição filantrópica, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Oncologia, Poesia, Poetisa, Sertão, SUS
Viver um dia de cada vez! Esse é o lema que acompanha os pacientes do setor de Cuidados Paliativos do Hospital Aristides Maltez (HAM). Foi seguindo essa premissa que a paciente Terezinha de Jesus realizou o sonho de uma vida lançando, nesta sexta-feira (08), o seu primeiro livro nos corredores da unidade hospitalar, onde está internada.
A obra “Pedaços de mim. Minha vida.” mostra uma coletânea de poesias de uma baiana nascida em Ribeira do Amparo em 1963 e hoje moradora de Alagoinhas, município pelo qual é apaixonada. Terezinha expressa nas suas palavras a vida do sertão e do povo da labuta diária nas cidades.
Conversar com a paciente é um verdadeiro privilégio. Ela encanta a todos com a sua forma de falar dando ritmo e muito sentimento à vida através das suas poesias. Terezinha não teve acesso à alfabetização formal, possui reduzida acuidade visual e é dona de um grande talento e muita inteligência. A paciente guarda na memória as poesias que cria desde muito jovem.
Dra. Patrícia Bagano, coordenadora do setor de Cuidados Paliativos do HAM, revela: “Aqui em Cuidados Paliativos, nós buscamos entender a história de vida do paciente, o foco não é a doença. Dona Terezinha tem uma história de vida muito bonita, de uma série de dificuldades e vitórias também. Ela alcançou uma grande realização ao lançar esse livro: uma mulher nordestina, criada no sertão baiano, sem ver e sem saber escrever. Ela conseguiu! Hoje estamos aqui prestigiando esse imenso talento.”. A médica explica: “Nós cuidamos de pacientes com doenças ameaçadoras da vida. O paciente normalmente chega aqui muito aflito e angustiado. Nós cuidamos da pessoa, do que importa para ela. Aqui, vivemos um dia de cada vez e procuramos não deixar nada para depois. Isso vale para todo mundo!”.
Perguntada sobre o lançamento, a poetisa fala: “Para mim, isso é uma lição de vida para quem fica. Tem coisas nesse livro que as crianças de hoje não sabem, mas os filhos delas no futuro vão saber sobre a cultura nordestina pura. Essas palavras minhas saem da alma. Estou emocionada demais: é o sonho realizado da minha vida. Quero falar sobre uma criança carente, essa criança fui eu. Eu, quando criança, dormia em uma rede de caroá, sem nenhum agasalho, coisas difíceis de explicar. Pai que faz muitos filhos sem condição de criar, mas eu tive uma avó, uma mulher pura e pobre, de coração rico e nobre de amor. Depois de tantas noites de frio, um dia minha avó me chamou: ‘Filha vem cá!’. Depressa, eu fui correndo e de longe avistei o meu primeiro presente, pois esse, amiga, eu nunca vou me esquecer: essa coberta de retalhos serviu por muitos anos para me aquecer. Hoje vejo nesse mundo tanta criança carente de amor profundo de pai, de mãe, de vó… Crianças carentes que a gente vê e o coração grita de dó.”.
Rejane Santos, acompanhante de um dos pacientes, aprovou a iniciativa: “Achei muito bacana e interessante esse lançamento porque aumenta a autoestima da paciente. Mesmo na situação em que ela se encontra hoje em um leito hospitalar, está sendo valorizada!”. O também acompanhante Antônio Carlos Silva, elogiou a obra: “Muito boa, muito interessante. Toca bastante a gente. Ter acesso a esse tipo de coisa é maravilhoso para todos para valorizarmos mais a vida não só em momentos difíceis como esse, mas sempre!”.
Sob aplausos e muito emocionada, Terezinha agradece: “Eu não sabia que eu tinha tanto valor. Muito obrigada, obrigada, gente! Vocês estão fazendo com que eu supere todo o meu sofrimento. Sei que vou vencer com fé em Deus porque vocês estão me dando a maior força. Muito obrigada!”.
O livro, que foi viabilizado graças à união de amigos, está à venda pelo valor de R$ 32,00. Interessados na aquisição podem entrar em contato pelo telefone: (71) 99161-9531.
0 Comentários