Engenharia Clínica: conheça a atuação do setor no HAM
- Publicado em 21/10/2021
- 100% SUS, Aristides Maltez, Câncer, Combate ao câncer, Engenharia Clínica, HAM, Hospital, Hospital Aristides Maltez, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Oncologia, Segurança do paciente, SUS
A Engenharia Clínica cada vez mais se mostra imprescindível para o funcionamento das unidades hospitalares. E não seria diferente no Hospital Aristides Maltez (HAM).
O time responsável cuida dos equipamentos médicos, como a instalação e a manutenção dos aparelhos utilizados pelas equipes técnicas durante os tratamentos e procedimentos cirúrgicos, dando todo o suporte necessário (preventivo e corretivo) para que os equipamentos utilizados sejam de qualidade, além de atuar na criação de projetos, treinamentos e gerenciamento do parque tecnológico de forma assertiva.
A atuação dos profissionais da área tem como principal papel manter a segurança do paciente e oferecer apoio às equipes envolvidas em todos os procedimentos ligados ao suporte à vida no âmbito hospitalar, permitindo que a assistência execute as suas ações utilizando equipamentos calibrados e em perfeitas condições.
Para Amélia Zau, coordenadora de infraestrutura do HAM, algumas conquistas do setor chamam a atenção e orgulham toda a equipe: “Hoje nós temos uma disponibilidade de 98% do tempo disponível das máquinas do setor de Radioterapia, além disso, realizamos uma ronda diariamente no Centro Cirúrgico antes do início das cirurgias em um hospital como o nosso, que é campeão pelo SUS de cirurgias oncológicas. Essas são algumas das coisas que nos dão muita satisfação em colaborar todos os dias para que tudo aconteça!”.
Desde 2014, o HAM conta com um cuidado especializado na área e continua investindo na atuação do setor pensando na excelência do cuidado aos pacientes.
Confira as fotos:
0 Comentários