Câncer de próstata: o que você precisa saber!
- Publicado em 17/11/2021
- 100% SUS, Aristides Maltez, Câncer, Câncer de próstata, Combate ao câncer, HAM, Hospital Aristides Maltez, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Novembro Azul, Oncologia, SUS, Uro-Oncologia, Urologia
O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina mundial. No Brasil, é o segundo mais prevalente entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos diagnósticos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Alguns tumores podem crescer de forma rápida, espalhar-se para outros órgãos e levar à morte. A maioria, porém, cresce de forma tão lenta que nem chega a dar sinais durante a vida. O diagnóstico precoce aumenta muito as chances de sucesso do tratamento.
Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um tumor da terceira idade porque cerca de 75% dos casos ocorrem a partir dos 65 anos. Além da idade avançada, fazem parte do grupo de risco homens com histórico familiar da doença (cujo pai, avô ou irmão tiveram esse tipo de tumor antes dos 60 anos) ou que possuem hábitos alimentares inadequados, são sedentários, têm excesso de gordura corporal e/ou estão expostos com frequência a determinadas substâncias (aminas aromáticas, arsênio, produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos, fuligem e dioxinas).
A detecção precoce do câncer de próstata pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos, de pessoas com sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce) ou de pessoas sem sinais (rastreamento). No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).
Embora alguns fatores não sejam modificáveis, é possível contribuir para minimizar riscos seguindo algumas dicas:
- Adote uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e pobre em gordura, principalmente as de origem animal;
- Pratique pelo menos 30 minutos diários de atividade física;
- Mantenha o peso adequado à sua altura;
- Diminua ou elimine o consumo de álcool;
- Pare de fumar;
- Procure desenvolver estratégias para o controle do stress;
- Matenha em dia as consultas de rotina com o(s) seu(s) médico(s).
Homem que se cuida aproveita o melhor da vida!
Dr. Augusto Modesto
Coordenador do setor de Urologia
Clique aqui e leia também sobre a biópsia da próstata.
0 Comentários