Julho Verde: equipe multidisciplinar aborda prevenção do câncer de cabeça e pescoço
- Publicado em 27/07/2022
- 100% SUS, Aristides Maltez, Atualização, Câncer, Câncer de cabeça e pescoço, Capacitação, CEHAM, Centro de Estudos, Centro de Estudos do HAM, Combate ao câncer, Equipe multidisciplinar, HAM, Hospital Aristides Maltez, Julho Verde, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Oncologia, Prevenção, SUS
No Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, celebrado nesta quarta-feira (27), o Centro de Estudos do Hospital Aristides Maltez (CEHAM) promove uma roda de conversa com o tema: “Prevenção do câncer de cabeça e pescoço: abordagem multidisciplinar”.
O evento faz parte da programação do Julho Verde da instituição 100% SUS e reuniu profissionais de diversas áreas: Adriana Oliveira (enfermeira), Andréa Suzart (assistente social), Catharina Côrtes (residente de Psicologia) e Yuri Rios (residente de Cirurgia de Cabeça e Pescoço), além da participação dos pacientes Wilde Sento Sé e Nildão Cartunista. Estiveram presentes também integrantes da equipe multidisciplinar de Cabeça e Pescoço: Dr. Lucas Silva (coordenador do setor de Cirurgia de Cabeça e Pescoço), Roseani de Sousa (psicóloga) e Fátima Pereira (coordenadora do setor de Voluntariado).
Dra. Rafaella Cordier, pediatra e presidente do CEHAM, diz que o objetivo de debater o tema “consiste, principalmente, em chamar atenção para a prevenção do câncer de cabeça e pescoço, já que, em média, mais de 70% dos casos são diagnosticados em estágio avançado, o que dificulta o tratamento e eleva a mortalidade”.
A fonoaudióloga Laiane Lima, mediadora do encontro, fala sobre a importância de se discutir a doença de forma multidisciplinar: “O câncer de cabeca e pescoço pode atingir de forma significativa as funções de fonação, deglutição, respiração e mastigação, além da mímica facial, movimento cervical e de ombros, podendo impactar também o aspecto psicológico do sujeito. Sendo assim, o seu tratamento e a sua reabilitação passam pela necessidade de uma equipe multidisciplinar que dê conta de gerenciar todas as possíveis sequelas nas funções orofaciais e as implicações na qualidade de vida do paciente”.
No próximo sábado (30), ainda dentro da programação do Mês de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, acontece um mutirão de atendimentos com foco em casos suspeitos de câncer de boca e laringe. Saiba mais clicando aqui!
0 Comentários