HAM forma nova turma de brigadistas nesta sexta-feira
- Publicado em 17/03/2023
- 100% SUS, Aristides Maltez, Brigada de Emergência, Brigada de Incêndio, Brigadistas, HAM, Hospital Aristides Maltez, Hospital filantrópico, Instituição filantrópica, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Prevenção a acidentes, Prevenção de acidentes, Prevenção de riscos, Qualificação, Segurança do Trabalho, Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho, SESMT, SUS, Treinamento, Voluntariado
Na manhã desta sexta-feira (17), o Hospital Aristides Maltez formou mais uma turma de brigadistas. Ao todo, 73 profissionais de diversos setores integram a Brigada de Emergência da unidade filantrópica 100% SUS.
Anualmente, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) organiza treinamentos em busca do aperfeiçoamento para os brigadistas mais experientes e da formação de novos componentes.
Fransival Costa, engenheiro de Segurança do Trabalho do HAM, fala sobre o papel do grupo: “Ter uma brigada em uma unidade hospitalar como o Aristides Maltez é muito importante porque há uma significativa contribuição para a instituição. Assim, nós atendemos os requisitos legais estabelecidos pelas normas técnicas do Corpo de Bombeiros, promovemos a qualificação de pessoas dentro da instituição que não são diretamente atuantes na questão de Segurança do Trabalho mas que, sendo brigadistas, conseguem verificar situações na rotina que poderiam gerar algum acidente ou incidente. Com o conhecimento, esses profissionais passam a operar na prevenção, relatando e sanando possíveis riscos junto à equipe especializada. Posso pontuar também que, com a brigada e seus treinamentos, a gente promove uma cultura de prevenção, inclusive, para aqueles que não são brigadistas e, em caso de uma emergência, os profissionais da instituição sabem atuar rapidamente, garantido a preservação da vida de todos e do patrimônio do HAM, que é de extrema relevância para a sociedade”.
Como funciona – Para a seleção de um voluntário para a Brigada de Emergência, é realizado um processo de triagem com preenchimento de ficha cadastral pelo candidado e com a aprovação da gerência da área do candidato. Só então, o profissional vai para uma avaliação de saúde na Medicina do Trabalho. Depois destas etapas, o voluntário é inserido no cronograma de treinamento com base na legislação do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) e, de posse do certificado, está apto para compor o corpo de brigadistas do HAM, participando, assim, de reuniões mensais, exercícios simulados e demais treinamentos.
Confira as fotos:
0 Comentários