HAM prepara ações para o Outubro Rosa
- Publicado em 02/10/2023
- Aristides Maltez, Câncer de mama, Combate ao câncer, HAM, Hospital Aristides Maltez, Hospital filantrópico, Instituição filantrópica, Instituto Protea, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Mastologia, Oncologia, Outubto Rosa, Protea, SUS
O Hospital Aristides Maltez (HAM) vai desenvolver uma série de atividades dentro da programação do Outubro Rosa. A campanha visa despertar e orientar a população sobre a importância do combate ao câncer de mama. Ao longo deste mês, o HAM intensifica palestras e programas direcionados ao tema com o objetivo de incentivar a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.
A médica Ana Cláudia Imbassahy, coordenadora do setor de Mastologia do HAM, lembra que a campanha do Outubro Rosa é realizada internacionalmente e o símbolo maior é o laço rosa: “É a maneira de chamar a atenção sobre a importância dos exames preventivos e estimular a participação da população, empresas e entidades”, observou.
A especialista diz também que o grande objetivo é ajudar a reduzir a taxa de mortalidade do câncer de mama no Brasil: “Para isso, precisamos investir em detecção precoce e tratamento ágil e de qualidade”, ressalta.
“O Hospital Aristides Maltez, única instituição especializada em câncer na Bahia, mais uma vez está muito empenhado em mobilizar a população baiana para a importância da descoberta precoce da doença. Segundo estatísticas, 50 mulheres morrem por dia no Brasil vítimas de uma doença, que tem 95% de chances de cura, se tratada precocemente”, alerta.
Este ano, já aconteceram no HAM dois mutirões para detecção do câncer de mama. No último, em agosto, foram descobertos 44 novos casos. As pacientes foram matriculadas no hospital e já estão em tratamento. Por este motivo, o foco maior agora, no Outubro Rosa, é orientar e oferecer exames específicos para detectar a doença. Além disso, já está programado outro mutirão para o dia 11 de novembro, em parceria com o Instituto Protea.
Histórico do Outubro Rosa
A campanha Outubro Rosa foi iniciada nos Estados Unidos e todas as ações visam melhor informar sobre o diagnóstico precoce. Para sensibilizar e alertar a população, inicialmente as cidades se enfeitavam com laços cor de rosa em locais públicos. Depois, surgiram outras ações como corridas, caminhadas, desfiles de moda com pacientes de câncer, partidas de boliche, futebol, etc.
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos e outras estruturas surgiu posteriormente. Foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, já que é necessário apenas adequar a iluminação já existente.
O Brasil se destaca mundialmente no movimento devido à iluminação com luz rosa de seu maior símbolo, a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Em Salvador, o Elevador Lacerda, a Fonte Nova e o próprio prédio do Hospital Aristides Maltez são iluminados de rosa.
0 Comentários