HAM recebe representantes do Projeto Mapa Genoma Brasil, liderado pela BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo
- Publicado em 22/11/2023
- 100% SUS, Aristides Maltez, Câncer, Combate ao câncer, Genética, Genoma, HAM, Hospital Aristides Maltez, Instituição filantrópica, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Mapa Genoma Brasil, Oncologia, Pesquisa, Pesquisa genética, Projeto Genoma, SUS
Nesta quarta-feira (22), gestores da Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC) e do Hospital Aristides Maltez (HAM) receberam a visita da equipe do Mapa Genoma Brasil, projeto da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, dentro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). O encontro objetivou o monitoramento das atividades, apresentação de resultados e planejamento dos próximos passos do projeto na unidade filantrópica, que foi iniciado em fevereiro de 2023. O HAM compõe os 8 centros de coleta da Oncologia participantes da iniciativa no país.
Jéssika Anunciação, enfermeira responsável pelo projeto no HAM, faz um balanço: “Durante a primeira fase, foram coletadas amostras germinativas e somáticas dos pacientes e seus familiares, realização de questionários de hábitos de vida e construção do heredograma, que posteriormente, são avaliados conjuntamente com o teste genético.”. E acrescenta: “O propósito desse encontro é reforçar os vínculos e apresentar os resultados obtidos até o momento, não apenas em termos de coletas, mas também em aconselhamento genético. O objetivo é superar as dificuldades encontradas, para fornecer com qualidade os resultados aos pacientes. A coleta de dados continua, mediante as atualizações de tratamento dos pacientes e os resultados dos testes genéticos estão sendo entregues à medida que liberados pela equipe de laboratório”. Por fim, a enfermeira fala sobre as expectativas: “O Mapa Genoma Brasil busca superar as barreiras de custo e conhecimento, permitindo a participação de um número maior de pacientes. Destaco o retorno positivo dos pacientes incluídos até agora, considerando as limitações de acesso aos exames. As expectativas futuras incluem a continuação do projeto no próximo triênio com a possibilidade de um novo projeto aprovado pelo Ministério da Saúde. A meta é ampliar o número de coletas, focando nas especialidades de Urologia, Proctologia e Mastologia, contribuindo assim para o crescimento do SUS.”.
Mariana Beraldo, gestora de dados do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), completa: “Nosso foco é a construção de um banco de dados contendo informações genotípicas e fenotípicas de pacientes com câncer e doenças cardiovasculares. No que diz respeito ao Aristides Maltez, sua participação é particularmente significativa devido à representatividade que o hospital traz, sendo centro de referência na região nordeste com o maior número no tratamento de pacientes com câncer, o que consideramos muito relevante. Estamos extremamente satisfeitos e felizes com essa parceria e esperamos poder mantê-la ao longo do próximo triênio, assim quando o projeto for aprovado!”.
Já o Dr. Pablo De Nicola, geneticista, afirma: “Participar desse projeto é motivo de grande honra e felicidade. O HAM é uma referência no tratamento do câncer na Bahia, o que torna sua participação crucial para o sucesso do projeto. A colaboração contribuirá significativamente para o avanço do conhecimento na área. A expectativa é fortalecer ainda mais os laços entre o projeto de pesquisa, organizado pela Beneficência Portuguesa de São Paulo, e os diversos centros no país, destacando a importância fundamental do hospital na iniciativa. A perspectiva para o futuro é de estreitar cada vez mais essa parceria, trazendo benefícios substanciais para a pesquisa e o tratamento do câncer.”.
Dra. Delvone Almeida, vice-diretora técnica do HAM, apresentou os setores envolvidos na pesquisa e tratou sobre a integração entre as instituições: “Participamos ativamente do Projeto Mapa Genoma e estamos alinhados com a coordenação do projeto. Acreditamos que a identificação do perfil genético dos pacientes representa uma contribuição fundamental, além de ser altamente relevante para a Oncologia no Brasil. A parceria com a Beneficência Portuguesa e com o Ministério da Saúde, por meio do PROADI-SUS, acrescenta valor substancial à nossa participação, tornando-a não apenas importante, mas também enriquecedora. Essa visita vem solidificar o compromisso conjunto na busca por avanços no conhecimento e tratamento do câncer.”
Projeto Mapa Genoma Brasil – A iniciativa faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) para coletar dados genéticos brasileiros para a Oncologia e incorporar a medicina de precisão nas linhas de cuidado do Sistema Único de Saúde (SUS). O PROADI-SUS é um programa que promove a troca de conhecimentos entre os sistemas público e privado de saúde. Ao longo desses 15 anos, mais de 580 mil profissionais foram capacitados, permitindo a melhoria do atendimento à população e fortalecendo a capacidade de resposta do SUS. O projeto, liderado pela BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, um dos principais hubs de saúde de excelência do país, e aprovado em dezembro de 2021 pelo Ministério da Saúde, se estenderá até o final de 2023 e tem buscado pacientes com tumores de mama, de próstata e colorretais. A gestão de dados capta informações através de entrevistas com questionário guiado, realização de coleta de material biológico dos pacientes e de dois familiares elegíveis ao estudo, bem como o seu acompanhamento até o desfecho do aconselhamento genético, que vai apontar estratégias de prevenção e rastreamento das doenças, mediante avaliação do sequenciamento de DNA. A criação desse banco de dados é fundamental para a incorporação da ciência genética nas linhas de cuidado dessas enfermidades, subsidiando a realização de pesquisas em médio e longo prazo e o desenvolvimento de tecnologias que possibilitarão novas formas de tratamento.
Confira as fotos:
0 Comentários