Ordem do Mérito marca celebração pelos 87 anos da Liga Bahiana Contra o Câncer
- Publicado em 14/12/2023
- 100% SUS, Aristides Maltez, Combate ao câncer, HAM, Homenagem, Hospital filantrópico, Instituição filantrópica, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Oncologia, Ordem do Mérito, SUS
O sofrimento da mulher baiana portadora de câncer do colo uterino, que por falta de condições dos hospitais da época, padecia nas praças e nos passeios públicos, fez o Professor Aristides Maltez, titular da cátedra de Ginecologia da Faculdade de Medicina da Bahia, imprimir seus máximos esforços junto à sociedade baiana para criar um Instituto de Câncer.
Os primeiros passos foram dados na manhã ensolarada de um domingo, 13 de dezembro de 1936, no Hospital Santa Izabel, da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, quando, com 52 abnegados companheiros, fundou a Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC), a segunda entidade, em todo o Brasil, com o propósito de lutar contra a doença.
Para agradecer e homenagear benfeitores da LBCC, mantenedora do Hospital Aristides Maltez (HAM), o médico oncologista Dr. Carlos Aristides Maltez, quando presidente da entidade, criou a Ordem do Mérito em 1976, como lembrado pelo atual presidente, Dr. Aristides Maltez Filho.
Para celebrar o aniversário de 87 anos da instituição filantrópica, mais uma edição do evento aconteceu, nesta quarta-feira (13), no Auditório Honorato Maltez. Durante a cerimônia, os homenageados que contribuem significativamente com a instituição são agraciados com insígnias da Ordem do Mérito. Em 2023, são eles:
▫Cavaleiro:
João Grossini
▫Comendador:
Adolfo Emanuel Monteiro de Menezes
Eduardo Moraes de Castro
Manoel Vitório da Silva Filho
▫Grã-Cruz:
Gilberto Magalhães Occhi
O Secretário da Fazendo do Estado, Manoel Vitório, agradeceu: “A Liga Bahiana Contra o Câncer é mais do que uma instituição para mim; é um símbolo da sociedade baiana. Nasci e cresci ouvindo falar do trabalho humanitário que realiza e ser agraciado com essa homenagem foi uma surpresa e uma honra. Quando escolhi o serviço público, sempre pensei no cuidado às pessoas, na importância do servidor. Receber um título dessa instituição tão significativa é um marco único na minha vida, algo completamente diferenciado. A presença expressiva de colegas da Secretaria da Fazenda também é notável e acredito que todos se sentem parte do trabalho conjunto e do impacto positivo que a Liga tem na sociedade. Estou extremamente honrado. Obrigado!”.
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Adolfo Menezes (PSD), acompanhado por sua esposa Denise Menezes, também demonstrou estar agradecido: “Hoje, saio com um profundo sentimento de gratidão. Receber essa comenda é verdadeiramente emblemático, especialmente considerando as inúmeras homenagens que já tive a honra de receber aqui. Este reconhecimento destaca o trabalho realizado pela equipe, homens e mulheres dedicados, que assumiram o compromisso de dar continuidade ao legado do Prof. Aristides Maltez. Há 87 anos, ele testemunhou o sofrimento da população mais carente da Bahia, em uma época de dificuldades intensas. E hoje presenciamos o esforço verdadeiramente monumental, com milhões de atendimentos realizados, mesmo diante das adversidades que excluem muitos. Acredito que só Deus nos proporciona a força necessária para enfrentar esse desafio. Expresso minha gratidão a Deus em primeiro lugar e à incrível equipe que faz parte desse trabalho fundamental.”.
Emocionado, Eduardo Moraes, destacou: “Essa honraria está do lado esquerdo do meu peito, está do lado do coração. Para mim, que já estive aqui durante alguns anos, aprendi muito e acho que foram muito generosos comigo, eu recebi muito mais do que eu pude dar a essa instituição.”.
A Ordem do Mérito é a maior honraria da LBCC.
Confira as fotos:
0 Comentários