Cirurgia robótica e laparoscópica: 40 médicos passam por treinamento no HAM
- Publicado em 16/02/2024
- 100% SUS, Aristides Maltez, Câncer, Cirurgia robótica, Cirurgia robótica e laparoscópica, Combate ao câncer, HAM, Hospital Aristides Maltez, Laparoscopia, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Oncologia, Robótica, SUS
O Hospital Aristides Maltez (HAM) recebeu, de 01 a 03 de fevereiro, a equipe da empresa Endocompany, responsável pela distribuição de equipamentos para simulação de cirurgia robótica e laparoscópica no Brasil. Cerca de 40 cirurgiões de diversas especialidades passaram pelo treinamento.
No primeiro dia, estiveram presentes a Dra. Maria Romilda Maltez, 1ª vice-presidente da Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC), Washington Couto, o diretor administrativo do HAM, a vice-diretora técnica do HAM, Dra. Delvone Almeida, e o Dr. Augusto Modesto, coordenador do Serviço de Urologia.
O diretor executivo da Endocompany, Rodrigo Pinheiro, explica o propósito do treinamento: “Estamos realizando essa simulação para que o hospital conheça a tecnologia, afinal, o Aristides Maltez é um hospital de referência em Oncologia e a cirurgia robótica está voltada e alinhada à cirurgia oncológica. A ideia é construir um projeto, começar a incentivar o professor na disciplina, o Dr. Augusto Modesto, as diretorias a entenderem como tal projeto funciona, os custos associados a ele… Esse treinamento é uma parte fundamental para o início do programa, instruir a equipe, deixar todas as especialidades prontas, preparar todos para uma possível implementação no futuro.”.
Dra. Maria Romilda fala sobre os planos: “As expectativas são elevadas e este robô parece ser de fato incrível. O campo da cirurgia robótica é verdadeiramente revolucionário. Embora o nosso hospital não seja classificado como um hospital de ensino, prezamos pela educação continuada tanto de estudantes quanto de médicos. Os simulados, sem dúvida, desempenham um papel monumental no aprimoramento dos cirurgiões. Se conseguirmos adquirir esse robô, nossa maior aspiração é aprimorar significativamente o tratamento oferecido aos pacientes. A cirurgia robótica, por sua natureza minimamente invasiva, representa um avanço notável para nós. Esperamos que, em breve, possamos contar com essa tecnologia.”.
Entusiasmada, Dra. Delvone Almeida pontua: “Estamos há um tempo com o objetivo de consolidar a cirurgia robótica no HAM. Para tanto precisamos conhecer as tecnologias e seus avanços, hoje os nossos profissionais estão tendo a oportunidade de treinar e isso é muito significativo. Essa tecnologia é de grande valia no serviço de Oncologia e trará grandes benefícios para nossos pacientes.”.
Dr. Augusto Modesto também destaca a importância da iniciativa: “Inicialmente, agradeço à diretoria do HAM, à superintendência e presidência da LBCC e à Endocompany. Estamos aqui em mais uma iniciativa, realizando essa demonstração e treinamento em simuladores laparoscópicos e robóticos. A gente sabe que a tecnologia veio para ficar, não é mais futuro, é presente, então, chegou a hora de começarmos a preparar os novos cirurgiões robóticos e/ou laparoscópicos para a nova era. Contudo, não poderia ser diferente para fazer essa demonstração e esse treinamento, sendo o HAM o hospital que possui o maior número de cirurgias oncológicas pelo SUS no Brasil. O objetivo é que residentes, fellows e preceptores de todas as especialidades possam pelo menos entender e ter acesso a noções básicas das cirurgias laparoscópicas e robóticas. Talvez essa iniciativa seja um start, o primeiro passo para uma nova era para o Aristides Maltez!”.
A integração da tecnologia robótica no ambiente hospitalar, especialmente em um centro de referência como o HAM, promete trazer benefícios significativos aos pacientes, proporcionando procedimentos mais precisos e menos invasivos. O comprometimento da instituição em investir na formação de cirurgiões, residentes e preceptores sinaliza um avanço positivo para o futuro da medicina no hospital e para a melhoria constante do atendimento a milhares de pacientes na unidade filantrópica 100% SUS.
Saiba mais aqui!
Confira as fotos:
0 Comentários