HAM promove caminhada de conscientização contra o câncer de cabeça e pescoço
- Publicado em 20/07/2024
- 100% SUS, Aristides Maltez, Cabeça e Pescoço, Caminhada, Câncer de cabeça e pescoço, Combate ao câncer, Esportes, Filantropia, HAM, Julho Verde, LBCC, Oncologia, Prevenção, SUS
O Hospital Aristides Maltez (HAM) promoveu, neste sábado (20), a sua primeira caminhada de conscientização contra o câncer de cabeça e pescoço. A iniciativa contou com o apoio do personal trainer Nelson Freitas, da Atos Medical Brasil, da Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço – ACBG Brasil e da prefeitura de Salvador e faz parte das ações da campanha nacional Julho Verde.
Dr. Lucas Silva, coordenador do setor de Cabeça e Pescoço do HAM, explicou: “Durante todo o mês de julho, fazemos ações para informar e conscientizar a população sobre o câncer de cabeça e pescoço, seus sinais e sintomas e seus fatores de risco. A caminhada foi mais uma ação com o intuito de alertar a população. Juntamos a informação com uma atividade física, pois sabemos da importância dos bons hábitos de vida. Esperamos que no próximo ano consigamos repetir e quem sabe até fazer mais!”.
O diretor administrativo do HAM, Washington Couto, registrou a importância do evento: “Em primeiro lugar, quero dar parabéns a toda a equipe de Cabeça e Pescoço do Hospital Aristides Maltez e todos aqueles que apoiaram direto e indiretamente essa primeira caminhada. É uma primeira experiência que o hospital tem desse contato que já existe com a população de Brotas porque é a sede onde o hospital está localizado, mas a gente sabe que o HAM tem uma parceria muito forte com todo o estado da Bahia, com a cidade de Salvador. Então, essa primeira caminhada é uma forma que a gente achou de trazer uma mensagem para além dos muros do hospital. Nós sabemos a importância da prevenção e, principalmente, a importância das pessoas estarem conscientizadas e saberem que sim, existe possibilidade de cura. É saber, é ter a informação, detectar precocemente em tempo oportuno e iniciar o processo do tratamento. O Aristides Maltez traz essa mensagem para que toda essa caminhada que a gente está fazendo em Brotas possa se irradiar em toda a cidade. Estamos aqui com material, com planfletos, com pacientes, com acompanhantes, médicos, profissionais de todas as áreas da instituição que vieram contribuir com a gente para levarmos essa mensagem muito rica para toda a população.”.
Alan Muniz, diretor da Prefeitura Bairro Centro/Brotas, falou sobre sua admiração pelo hospital: “Satisfação em participar desse momento histórico. Eu incentivei que o Aristides Maltez estivesse aqui hoje, indo para a rua, na sua regional de Brotas, porque é importante que a gente possa divulgar o tamanho do HAM para a comunidade onde ele mora. Então, esse momento é histórico para a gente porque nós reforçamos o trabalho que o Aristides faz e a sua grandeza para que a população que vive no entorno também colabore com ele. É um momento de alerta sobre a questão da prevenção do câncer de cabeça e pescoço, mas também de visibilidade para o Aristides Maltez.”.
Já a paciente Maria Conceição soube da ação através das redes sociais e agradeceu à unidade filantrópica: “Eu amo caminhada. E eu digo, o Aristides Maltez é minha segunda família porque são 14 anos de superação que eu venci um câncer de mama e de útero. Vocês fazem parte da minha história. Obrigada!”.
A campanha Julho Verde foi oficialmente criada pela Lei 8.086/2017, que institui a data 27 de julho como o “Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço” para conscientização de combate a esse tipo de câncer.
Confira as fotos:
0 Comentários