Ambulatório de cardio-oncologia do HAM possibilita maior segurança cardiovascular para pacientes
- Publicado em 18/01/2019
- Câncer, Cardio-oncologia, Cardiologia, Combate ao câncer, HAM, Hospital Aristides Maltez, Oncologia
Desde outubro de 2018, tem funcionado no Hospital Aristides Maltez (HAM) o ambulatório de cardio-oncologia, implementado pensando no bem-estar e na saúde integral dos pacientes encaminhados pelas equipes de oncologia e hematologia da unidade hospitalar.
O serviço é voltado para o diagnóstico e acompanhamento de pacientes com risco de desenvolver ou que desenvolvem problemas cardíacos em decorrência do tratamento oncológico. Segundo a cardiologista Dra. Maíra Rocha Alves, “eventos cardiovasculares nos pacientes oncológicos são cada vez mais frequentes durante o curso terapêutico do câncer. Medicações quimioterápicas e radioterapia, embora salvem vidas, podem também afetar o coração diminuindo a qualidade de vida e sobrevida dos pacientes (processo chamado de cardiotoxicidade)”.
O acompanhamento cardiológico permite que os pacientes estejam em condições ideais para receber o tratamento oncológico específico de forma segura, uma vez que promove a prevenção, o diagnóstico adequado e o tratamento das doenças cardiovasculares, aumentando a sobrevida dos pacientes. Esse é considerado o início de um novo tempo para o HAM e seus pacientes.
0 Comentários