Artigo: O lazer foi interior | Por Humberto Luciano Souza
- Publicado em 23/07/2023
- 100% SUS, Aristides Maltez, Combate ao câncer, Filantropia, Gratidão, HAM, Hospital Aristides Maltez, Hospital filantrópico, Instituição filantrópica, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Oncologia, SUS
O mundo, nos dias atuais, oferece oportunidades de diversão e lazer que são disponíveis a todos, com e sem custos. Salvador é uma cidade que nos convida a ir às ruas. São atividades de música, gastronomia, religiosidade, esporte, dança, banho de mar, dentre outros; ser arrebatado por algumas dessas formas de lazer é muito fácil nessa cidade de cheiro e sabores irresistíveis.
Mas o que leva um grupo de pessoas, jovens em sua maioria, a deixar suas famílias, seus filhos, seus amores; em um belo dia de sol, para se dedicar a avaliar, examinar, conversar e orientar 540 pessoas com problemas de saúde; especificamente com suspeita de câncer de cabeça e pescoço? Em um momento da nossa história onde a hostilidade, a raiva, o preconceito e o individualismo vêm mostrando as suas garras?
FILANTROPIA – que vem do grego e que significa: “amor à humanidade”. “É o ato de ajudar o próximo, por meio de várias atitudes altruístas e solidárias que colaboram com o suporte para com outros seres humanos”. Essa é a única explicação para esses jovens, que, fora da curva padrão da sociedade, têm essa atitude de atender ao próximo.
Os profissionais do Hospital Aristides Maltez, médicos, enfermeiras, assistentes sociais, psicólogas, secretárias, auxiliares de portaria, dentre outros; aqui neste texto, simbolizados pelo médico Lucas Gomes e a enfermeira Zélia Boa Sorte, representam, melhor dizendo, são a verdadeira razão da existência de um hospital de câncer que atende a população carente da Bahia. Podemos, exageradamente, dizer que são a verdadeira personificação do Prof. Aristides Maltez, se vivo fosse. O grande legado dessa figura baiana, nesse dia 22/07/2023, foi colocado à prova e ficou claro que esses profissionais representam a história, a vida e o sonho do Prof. Aristides Maltez e seus companheiros, que há mais de 80 anos pensaram e criaram a Liga Bahiana Contra o Câncer, imortalizada pela frase: “Essa é a lâmpada da caridade que jamais se apagará nos corações dos meus seguidores”.
O Budismo diz: “O ódio nunca acabará com o ódio. O amor sim” e o Cristianismo diz: “amar ao próximo como a si mesmo”. Essas duas grandes religiões do mundo foram representadas nesse mutirão realizado no Hospital Aristides Maltez em alerta para o JULHO VERDE na prevenção e diagnóstico precoce ao câncer de cabeça e pescoço. Os jovens que se dedicaram a essa campanha representaram, incorporaram, assumiram e se investiram do Prof. Aristides Pereira Maltez. O lazer individual de cada um que participou dessa campanha foi interior, que não tem preço, não tem mensuração, não tem explicação. Não é palpável.
PARABÉNS A TODOS!
Humberto Luciano do R. Souza
Superintendente da LBCC
0 Comentários