Câncer colorretal: realize a colonoscopia a partir dos 45 anos
- Publicado em 02/08/2022
- 100% SUS, Aristides Maltez, Câncer, Câncer colorretal, Cirurgião oncológico, Colonoscopia, Combate ao câncer, Detecção precoce, Diagnóstico precoce, HAM, Hospital Aristides Maltez, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Oncologia, Prevenção, SUS
O câncer colorretal está entre os três tipos que mais atingem os brasileiros, ficando atrás apenas do câncer de próstata e de mama. É a segunda neoplasia mais frequente entre homens e mulheres no nosso país. Diante disso, as sociedades especializadas em Oncologia já estão recomendando realizar a colonoscopia a partir dos 45 anos de idade.
Esse exame é tanto diagnóstico como terapêutico, ou seja, a partir do momento em que o médico identifica um pólipo ou lesão, ele consegue ressacar essa lesão e dar um diagnóstico precoce. Dependendo do estágio, é possível oferecer a cura ao paciente. Dessa forma, a ressecção endoscópica diminui a incidência e a mortalidade em decorrência do câncer.
Todas as pessoas que realizam o exame de rastreamento com colonoscopia conseguem diminuir a taxa de mortalidade em até 70% em consequência do câncer.
É um tipo de câncer facilmente curável. O problema está nos sinais que ele não dá. Diarreias, dor, dificuldades para ir ao banheiro e fraqueza são sintomas que costumam aparecer quando o estágio da doença já está avançado. Entre o surgimento do câncer e a manifestação dos sintomas podem se passar dez anos. É quando o quadro do câncer pode não ser mais reversível e as chances de cura diminuem. Por isso a colonoscopia é tão importante.
Dr. Matheus Villa
Cirurgião Oncológico
0 Comentários