Câncer de cabeça e pescoço: profissionais e pacientes do HAM participam de audiência pública
- Publicado em 04/10/2023
- 100% SUS, Alba, Aristides Maltez, Audiência pública, Cabeça e Pescoço, Combate ao câncer, HAM, Hospital Aristides Maltez, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Oncologia, SUS
Na última quinta-feira (28), profissionais e pacientes do Hospital Aristides Maltez (HAM) participaram de um evento de grande relevância que aconteceu na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Uma audiência pública foi promovida pelo deputado estadual Alex da Piatã para discutir o câncer de cabeça e pescoço e, mais especificamente, o “Julho Verde”, o mês dedicado à conscientização e combate à doença.
O encontro foi marcado pela presença do Coral Laringectom, composto por pacientes laringectomizados totais do HAM, membros do NEOJIBA, equipe de cabeça e pescoço (fonoaudiólogos e médicos), deputados estaduais, representantes do Conselho Regional de Fonoaudiologia e Fisioterapia e um representante da Sociedade Brasileira de Radioterapia.
A audiência teve como objetivo principal chamar a atenção dos legisladores e da sociedade em geral para as necessidades dos pacientes com câncer de cabeça e pescoço, especialmente, os laringectomizados totais. Na oportunidade, diversas demandas fundamentais foram levantadas e discutidas com entusiasmo e compromisso, tais como:
1. Criação de leis estaduais: a necessidade de criar leis estaduais que abordem as especificidades dos pacientes com câncer de cabeça e pescoço foi destacada. Isso inclui a instituição do Dia do Laringectomizado Total e o reconhecimento do “Julho Verde” como mês de conscientização sobre a doença na Bahia;
2. Padronização de insumos: foi debatida a importância de padronizar insumos, como filtros, adesivos e protetores de banho, para laringectomizados totais, garantindo acesso a produtos essenciais para sua qualidade de vida;
3. Descentralização do cuidado: isso implica tornar o tratamento e a reabilitação mais acessíveis a todos, independentemente de sua localização geográfica;
4. Integração dos serviços de reabilitação: Foi enfatizada a necessidade de integrar os serviços já habilitados para tratar o câncer de cabeça e pescoço com serviços de reabilitação, o que envolve a disponibilização de mão de obra especializada, laringes eletrônicas e próteses traqueoesofágicas.
Dr. Lucas Silva, coordenador do setor de Cabeça e Pescoço do HAM, expressou sua esperança de que a audiência seja o primeiro passo para garantir os direitos dos pacientes previstos na Constituição Federal e a efetiva implementação das leis: “Embora seja necessário contar com uma equipe multidisciplinar, muitas unidades de alta complexidade do estado não oferecem esse suporte, o que prejudica a reabilitação dos pacientes de acordo com as diretrizes do SUS. Destacamos a necessidade de leis estaduais para o mês de conscientização do câncer de cabeça e pescoço e o Dia do Laringectomizado Total. Agradecemos ao Deputado Alex da Piatã por proporcionar essa oportunidade de informar, discutir e esclarecer dúvidas sobre o câncer de cabeça e pescoço.”.
A fonoaudióloga do HAM, Laiane Lima, compartilhou sua satisfação com a resposta positiva das pessoas presentes e destacou o interesse genuíno em apoiar a causa: “Foi extremamente gratificante ter participado desse evento. Experimentamos uma resposta incrível das pessoas presentes, que demonstraram um grande interesse no assunto e uma disposição sincera para apoiar a nossa causa: a melhoria da qualidade da assistência e, consequentemente, da vida dos pacientes com câncer de cabeça e pescoço.”.
Considerado um marco na luta pelos direitos dos pacientes com câncer de cabeça e pescoço, a audiência pública demonstrou que a união entre pacientes, profissionais de saúde e políticos reflete o compromisso em enfrentar os desafios vivenciados.
Confira as fotos:
0 Comentários