Colaboradores do HAM montam árvores de Natal e mantêm tradição da época
- Publicado em 24/12/2020
- 100% SUS, Acolhimento, Aristides Maltez, Árvore de Natal, Câncer, Combate ao câncer, Filantropia, HAM, Hospital Aristides Maltez, Hospital filantrópico, Humanização, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Natal, Oncologia, SUS
Os colaboradores do Hospital Aristides Maltez (HAM) mais uma vez mostram o quanto a humanização é importante! É que, nem um ano atípico com distanciamento social e cuidados redobrados por conta do Coronavírus foi capaz de apagar o brilho do Natal! Árvores natalinas podem ser vistas em diversos pontos do HAM.
A montagem da tradicional árvore que fica na recepção principal também envolveu parte da equipe, que faz questão de participar desse momento. É o caso de Mercedes Amorim, recepcionista, que faz parte do HAM há 8 anos: “Esse ano tudo tem um significado maior e diferente. A gente quer trazer um pouquinho de alegria pra quem passa aqui todo dia! Os pacientes e acompanhantes passam aqui, param um minutinho, tiram uma foto… Aí a gente vê o brilho nos olhos e um sorriso escondido nas máscaras… A gente fica satisfeito e dá aquele gás pra seguir em frente”, declara.
Para Valmira Rosário, gerente de recepção, o momento é como uma renovação do sentimento de esperança para um ano novo melhor: “Todo ano a gente monta a decoração. Ganhamos a árvore através da doação de um voluntário. Aí fomos ganhando os ornamentos e fazemos com que fique cada vez mais especial. Já é uma tradição nossa! E eu tenho muito orgulho de fazer parte disso porque traz um brilho pra nós, que estamos aqui no dia a dia, e também para os pacientes e acompanhantes que entram e saem. É um momentinho de esperança e amor que damos e recebemos”, comenta.
Viver 2020 foi desafiador para todas as pessoas do mundo e a vice-diretora administrativa do HAM, Márcia Ozânia, acredita que o simbolismo do Natal garantirá esperança para um mundo melhor: “Natal é luz, é brilho, é motivação e nós não podemos perder a esperança de que bons momentos virão novamente. Então, o espírito do Natal tem que permanecer dentro de cada um de nós por muito além dos festejos. É a comemoração do nascimento de uma criança, da vida! E o que é que o coração da gente pede? Que continuemos lutando, acreditando na paz, na harmonia, no renascimento e no amor. Essa árvore na nossa recepção representa tudo isso e, principalmente, a fé, que jamais faltou nessa família que é o HAM”, destaca.
Na entrada da coordenação de enfermagem, uma árvore diferente faz parte do local. Esse ano, ao invés de enfeites, o que estão pendurados são cartões em branco para que cada pessoa escreva uma mensagem bacana para um colega. Seja essa mensagem com destinatário ou não, já que qualquer pessoa pode ler e se emocionar com o que está escrito. A ideia foi da coordenadora de enfermagem, Maria Emília, que explicou de onde surgiu a ideia: “Por conta desse ano atípico, eu acredito que tenha um impacto bem positivo para cada um que passe por aqui porque nós estamos recebendo muitas mensagens, deixando mensagem nas máscaras que a gente distribui e as pessoas voltam para nos agradecer e dizer como estão se sentindo após essa leitura. Se teve uma coisa que 2020 nos ensinou foi essa união e solidariedade. Espero que sigamos assim para sempre. Unidos e cada vez mais fortes”.
Eliana Carvalho, gerente da Biblioteca, também enxerga o simbolismo desse Natal um pouco diferente: “Esse ano, todos estamos com muita fé e esperança pelo que virá. Todo ano nós montamos nossa árvore. É uma forma de agradar e agregar os colaboradores e também quem vem aqui pegar livros e estudar. Assim, como a árvore que está hoje na entrada do pavilhão Landulpho Alves, que era do auditório, mas, por conta da pandemia, nós mudamos de lugar: Eu, Cris (Recepção) e Valdeci (Departamento de Ensino e Pesquisa). O objetivo é o mesmo, trazer alegria e um pouquinho de luz ao ambiente”, concluiu.
Confira as fotos:
0 Comentários