Comitê Gestor de Águas do HAM recebe estudantes de Saneamento do IFBA, campus Salvador
- Publicado em 22/03/2023
- 100% SUS, Água, Aristides Maltez, Comitê Gestor de Águas, HAM, Hospital Aristides Maltez, Hospital filantrópico, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, SUS, Sustentabilidade, Tratamento da Água
No Dia Mundial da Água (22), o assunto por aqui não poderia ser outro. O Hospital Aristides Maltez (HAM) recebeu os alunos do curso técnico de Saneamento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Salvador, para compartilhar os processos e avanços do tratamento de água da unidade filantrópica, administrado pelos integrantes do Comitê Gestor de Águas.
Com um marco de 3 anos de atuação do Comitê, o HAM utiliza um consolidado sistema de monitoramento do consumo e qualidade de água e conta com 11 reservatórios em uma área de 22 mil m² contruídos, como explica a coordenadora de Infraestrutura e também do Comitê Gestor de Águas do HAM, Amélia Zau: “Nós contamos com uma equipe multiprofissional para cuidar da qualidade da água servida no hospital. Para isso, implantamos sistemas de filtragem e controle da qualidade, garantindo o cumprimento das exigências da legislação vigente. Estamos diariamente monitorando as características da água que chega para os colaboradores, pacientes, acompanhantes e visitantes. Também adotamos ações que reduzem o vazamento e estimulam o uso consciente da água, assumindo a responsabilidade de implementar medidas sustentáveis”.
A engenheira sanitarista ambiental e professora, Virgínia Neves, ressalta a importância de aliar a teoria com a experiência prática de instituições como o HAM para o aprendizado dos alunos: “Nós sempre achamos interessante a possibilidade de interagir com a efetivação das ações no âmbito do saneamento e fomos informados que a unidade de tratamento do HAM funciona muito bem. Então, viemos conhecer e alinhar a prática com a teoria que nós temos no IFBA”. O estudante Bruno Fiais concorda: “Sensacional essa visita de campo para agregar na nossa formação. Com o período da pandemia, não tivemos visitas no período. Recentemente fomos à Embasa e, agora, essa visita ao Aristides Maltez está nos ajudando a ter uma noção melhor da prática, da vivência da nossa área”.
Advan Vergne, membro do Comitê Gestor de Águas, discorre sobre a prática: “Preparamos algo diferenciado e técnico, vamos mostrar os nossos equipamentos de filtragem de areia, de medição e de tratamento da água por osmose reversa, elementos filtrantes de polipropileno e de carvão ativado, a nossa Central de Material e Esterilização (CME), entre outros. É um preparo a mais para que esses alunos formandos atuem, na prática, dentro da sua área com segurança e ainda mais conhecimento”.
O diretor administrativo, Washington Couto, declarou que o hospital segue ampliando e incluindo novidades nas ações sustentáveis para o uso da água, além de manter o controle ainda maior sobre o uso da água enquanto instituição de saúde filantrópica.
O encontro foi finalizado com a visita às instalações do HAM e debate sobre o processamento da água.
Confira as fotos:
0 Comentários