Dia Mundial da Fisioterapia: saiba mais sobre a área e o nosso serviço
- Publicado em 08/09/2022
- 100% SUS, Aristides Maltez, Câncer, Combate ao câncer, Fisioterapia, Fisioterapia Hospitalar, Fisioterapia Oncológica, Fisioterapia Oncológica Hospitalar, Fisioterapia Oncológica Hospitalar e Ambulatorial, HAM, Hospital Aristides Maltez, Hospital filantrópico, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Oncologia, Prevenção, Qualidade de vida, Reabilitação, Saúde, SUS
A Fisioterapia é a ciência e a arte do cuidar através do restabelecimento das funções de orgãos e sistemas do corpo. Apesar de ter o seu início voltado para a reabilitação, com o passar do tempo, a sua forma de assistir pessoas foi cada vez mais se ampliando e hoje além do reabilitar, o tratar disfunções, prevenir agravos e promover saúde são papeis inalienáveis atribuídos à Fisioterapia.
A assistência fisioterapêutica vai além do restabelecimento da função de orgãos e sistemas para um lugar de olhar a pessoa como ser singular e buscar atender às suas necessidades sem perder de vista o contexto biopsicossocial ao qual ele (o ser humano) faz parte.
Viver a Fisioterapia é acreditar que ter a permissão de tocar o ser humano faz acontecer o milagre do recomeço, da esperança e da possibilidade de viver a vida de uma outra forma e de um outro lugar.
Fisioterapia é a ciência de dar cor e movimento à vida, de devolver ao corpo adoecido ou não, possibilidades de movimento, de alegria e de reencontro com o SER de novo: inteiro, capaz e feliz!
Diante do quadro de alta complexidade para o tratamento do paciente oncológico, reconhece-se a importância da presença do fisioterapeuta no cuidado à pessoa com câncer.
A especialidade de Fisioterapia Oncológica foi reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) de acordo com a Resolução n°. 364 de 20 de maio de 2009.
Os principais objetivos da assistência fisioterapêutica em Oncologia são:
- Restauração da função de órgãos e sistemas através de agentes eletrofísicos, terapia manual, Cinesioterapia (exercícios) de Membros e Cinesioterapia Respiratória;
- Prevenção e tratamento do edema linfático;
- Recuperação da força muscular e da amplitude de movimentos;
- Tratamento da dor crônica e da fadiga secundária à neoplasia;
- Promoção dos cuidados paliativos na assistência global ao paciente;
- Integração do indivíduo à sua melhor condição, adaptando-o ao seu estado atual de condicionamento físico e capacidades gerais.
No Hospital Aristides Maltez (HAM), o serviço de Fisioterapia existe há mais de 30 anos, tendo em sua equipe profissionais tecnicamente capacitados, com pós-graduação e cursos específicos que realizam a cada mês mais de 3 mil atendimentos em pacientes matriculados na unidade 100% SUS em assistência ambulatorial ou unidades de internação. Os protocolos estabelecidos dentro dos mais rigorosos consensos mundiais da área buscam promover a reabilitação, tratamento e prevenção de agravos relacionados ao câncer ou ao seu tratamento cirúrgico, quimioterápico e radioterápico.
A equipe conta com 18 profissionais especializados na área da Fisioterapia Hospitalar e Oncológica, atendendo todos os pacientes adultos e crianças nas unidades de internação como também a nível ambulatorial.
Com foco nos aspectos biopsicossociais, a equipe de Fisioterapia do HAM, além da assistência necessária a aqueles que necessitam, também é um centro de formação de capacitação na área de Oncologia, orientando estudantes de graduação e pós-graduação de várias instituições de ensino de Salvador. O setor ainda implantou, em 2015, o Curso de Capacitação em Fisioterapia Oncológica, tendo contribuído até os dias atuais para a formação de mais de 1 mil acadêmicos e profissionais.
Roseny Ferreira
Coordenadora do Setor de Fisioterapia – Ambulatório e Internação
0 Comentários