
Dia Mundial da Saúde Mental: saiba mais!
- Publicado em 10/10/2022
- 100% SUS, Acolhimento, Aristides Maltez, Câncer, HAM, Hospital Aristides Maltez, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Oncologia, Psicologia, Saúde mental, SUS
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental abrange nossa integridade emocional, psicológica e social. Está relacionada aos nossos sentimentos, às interações sociais, à satisfação com a vida, entre outros pontos. Com isso, influencia o modo como pensamos, sentimos e nos comportamos. Saúde mental também reflete a nossa capacidade de lidar com os desafios da vida cotidiana e dos eventos extraordinários.
Muitos pensam que ter problemas com a saúde mental está associado a ter transtornos mentais graves, mas isso é um equívoco.
Nesse momento em que se comemora o Dia Mundial da Saúde Mental, é importante esclarecer que todo tipo de preocupação, seja ela de ordem física, social ou emocional pode afetar nosso estado psíquico.
Na Oncologia e mais especificamente na Psico-oncologia, vários autores (Carvalho, 2002; Carvalho et al, 2008) refletem sobre o impacto psicológico do diagnóstico e dos tratamentos oncológicos.
Por ser uma doença estigmatizante (Sontag, 2014), o diagnóstico de câncer está associado a perdas, mutilações e morte e pode gerar reações de medo, ansiedade, depressão, dentre outras. Assim como os tratamentos (cirurgia, quimioterapia, radioterapia) que podem ser invasivos e ter efeitos colaterais importantes.
Diante disso, o Serviço de Psicologia do Hospital Aristides Maltez (HAM) trabalha atendendo pacientes e familiares que convivem com o câncer nas diversas etapas do itinerário terapêutico, na pediatria e no adulto, em ambulatório, nas unidades de internamento e em atendimento domiciliar.
Nosso serviço busca trabalhar de forma multidisciplinar, pois compreendemos que olhar a pessoa doente de forma holística possibilita que ela seja acolhida e cuidada no seu processo de saúde e doença.
Como diz o próprio conceito, a Psico-Oncologia é uma área que procura estudar as dimensões psicológicas presentes no diagnóstico e o impacto do câncer no funcionamento emocional do paciente, sua família e profissionais de saúde envolvidos em seu tratamento (Holland, 1990).
Sendo assim, é importante reforçar que qualquer profissional que trabalhe em Oncologia vai entrar em contato com as emoções dos pacientes e dos seus familiares. Podemos citar como exemplo: quadros de ansiedade, humor deprimido e sintomas de pânico. Por isso, a relevância do cuidado humanizado e do acolhimento.
Acreditamos que o engajamento dos profissionais de saúde na tarefa do acolher e do cuidar, colabora para a manutenção da saúde mental do paciente, de seus familiares e da própria equipe.
Cuidemos da nossa saúde mental para que continuemos a cuidar do outro!
Serviço de Psicologia/HAM
0 Comentários