Dois de fevereiro é dia do Aristides Maltez
- Publicado em 31/01/2024
- 100% SUS, Aniversário HAM, Aristides Maltez, Câncer, Combate ao câncer, HAM, Hospital Aristides Maltez, Jornal A Tarde, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Oncologia, SUS
Embora seja comemorado no dia 16 de agosto, o encantado Obaluaê tem também o seu espaço no dia da divindade feminina Iemanjá, cultuada pelas nações do candomblé no dia 2 de fevereiro, exceto a jeje, no dia 3.
Foi num dia de Iemanjá a abertura de uma das principais instituições baianas dedicadas à cura de pacientes de câncer, portanto, associada ao “santo de palha”, como o orixá da saúde é conhecido, para quem tem fé.
Inaugurado no dia 2 de fevereiro de 1952, o Hospital Aristides Maltez faz 73 anos de fundação, atribuída ao empenho do catedrático de ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia.
Professor Aristides Maltez compadecia-se do sofrimento das mulheres baianas portadoras de câncer do colo de útero, pois morriam à míngua, com as fortes dores originadas da falta de atendimento por parte da saúde pública.
Antes de ter a satisfação de abrir as portas do hospital para a população carente, Aristides Maltez morreu em 1943, obtendo o reconhecimento de sua compaixão exemplar no nome do portentoso empreendimento situado no bairro de Brotas.
– Nesses 72 anos de existência, o Aristides Maltez nunca deixou de funcionar um dia sequer. O atendimento é 100% do Sistema Único de Saúde. Mais de 4 mil pessoas são atendidas, diariamente, e, em média, são realizados, anualmente, 4,3 milhões de procedimentos – contabiliza o principal divulgador do Aristides, há pelo menos quatro décadas, o jornalista Antônio Luiz Diniz – “Dente de Leite”.
Entusiasta do trabalho dedicado das equipes formadas com a herança do amor ágape, Diniz lembra a importância não apenas local do Aristides, pois atende gente de outros estados do Nordeste, além de Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás.
Fonte: A Tarde
0 Comentários