Estoques em baixa marcam o Dia Mundial do Doador de Sangue
- Publicado em 14/06/2021
- 100% SUS, Aristides Maltez, Câncer, Combate ao câncer, Comissão Transfusional, Comitê Transfusional, Doação de sangue, Hospital Aristides Maltez, Hospital filantrópico, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Oncologia, Solidariedade, SUS, Vita Bahia
No Dia Mundial do Doador de Sangue (14), o Hospital Aristides Maltez (HAM) faz um apelo pelo aumento do número de doações de sangue. É que os estoques de bolsa de sangue estão muito abaixo do necessário para os pacientes oncológicos da unidade, que precisa realizar cerca de 1 mil transfusões/mês, entre hemácias, plaquetas e outros hemoderivados. No entanto, em maio deste ano, foram recebidas apenas 500 doações de sangue, número insuficiente, mas ainda maior do que no mês anterior que contou com somente 300 doadores. Interessados em doar sangue devem se dirigir à Vita Bahia.
A busca por voluntários acompanha bancos de sangue em todo o país, sendo que a pandemia trouxe mais uma preocupação: o Ministério da Saúde estima uma redução de 15% a 20% na doação de sangue desde o aparecimento do Coronavírus. Alguns bancos de sangue chegam a contabilizar uma queda de até mesmo 50% nas doações. Os estoques, que já eram escassos antes, ficaram em estado ainda mais crítico, colocando diversos pacientes em risco, especialmente, os oncológicos que não podem esperar. É importante ressaltar que os bancos de sangue têm seguido todos os protocolos para que não haja riscos de contaminação com o Coronavírus durante a doação e precisamos mobilizar a população mais do que nunca.
Doar sangue é extremamente importante para salvar a vida de muitos pacientes e com os pacientes oncológicos esse compromisso social se torna ainda mais necessário. Isso porque a probabilidade de um paciente oncológico depender de transfusões sanguíneas é bastante alta, uma vez que a própria doença já gera anemia e com o tratamento isso é intensificado com possibilidade de gerar também plaquetopenia. Além disso, as cirurgias oncológicas representam uma fonte importante de necessidade de transfusões de sangue, assim como doenças tipo a leucemia e neoplasias que causam sangramentos.
Dra. Téssia Caires, especialista em Hematologia e Hemoterapia e responsável técnica pela agência transfusional do HAM, complementa: “Aqui no Hospital Aristides Maltez, nós fazemos esse suporte de sangue para os pacientes ambulatoriais, cirúrgicos e também internados nas enfermarias e na UTI. Hoje, infelizmente, nós estamos com os estoques extremamente críticos”. Confira o vídeo:
O HAM possui um Comitê Transfusional, formado por uma equipe multidisciplinar, entre médicos, enfermeiros e assistentes sociais, que se reúnem mensalmente para discutir as demandas hemoterápicas do hospital e protocolos para indicação de transfusão, além de possibilitar a otimização da comunicação entre setores e equipes.
Pré-requisitos básicos:
Todas as pessoas de 16 a 69 anos com mais de 50 kg e em bom estado de saúde podem e devem realizar a doação de sangue. Vejam alguns pré-requisitos para ter certeza que pode se encaminhar à Vita Bahia:
– Pesar mais de 50kg;?
– Ter entre 16 anos (com autorização dos responsáveis legais) e 69 anos (caso tenha doado anteriormente);
– Apresentar bom estado de saúde, estar descansado e bem alimentado no dia da doação;
– Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24h;
– Não ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses;
– Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;
– Apresentar documento de identificação original com foto.
Onde doar:
⏰ Segunda a sexta: 07h a?s 15h / Sábado: 8h às 12h (sujeito à lotação)
☎️ (71) 3052-4264 / WhatsApp: (71) 99940-6106
📍 Vita Bahia. Avenida Princesa Isabel, nº 370, Barra – Salvador. Referência: Esquina com a Rua Comendador Bernardo Catarino, na ladeira sentido Barra, próximo ao Edf. Módulo, casa amarela com azulejo azul
0 Comentários