
Fios de felicidade: da doação de cabelos à entrega de perucas
- Publicado em 29/08/2019
- Acolhimento, Câncer, Combate ao câncer, Doação, HAM, Hospital Aristides Maltez, Humanização, Voluntariado, Voluntários
Algumas vezes no ano, os pacientes do Hospital Aristides Maltez (HAM) são presenteados com ações de voluntários. Hoje (29) foi dia de adolescentes e mulheres receberem perucas e lenços para se sentirem cada vez melhores durante o processo de tratamento. A Carmem Perucaria, que já é parceira da instituição há alguns anos, confecciona voluntariamente as perucas com os cabelos doados ao hospital. E esta semana foi a vez de entregar algumas dessas perucas, além de ajudar na escolha e ajuste a gosto de cada paciente.
Renata Santos, 44 anos, paciente do HAM desde 2018, disse que essas ações só fazem bem para quem participa. Tanto para quem recebe as perucas como para quem faz a doação: “Eu passei um tempo sem aceitar a doença. Achei que era só uma dor de estômago corriqueira, mas quando cheguei aqui e fui tão bem acolhida, aceitei a condição daquele momento, enfrentei os medos e aprendi que é literalmente um dia após o outro. Hoje, participando dessa ação, eu digo: assim que puder, serei voluntária. Quero poder dar tudo que eu recebi e recebo aqui sempre. E agora, linda e loira então… Ninguém me segura!”, declara animada.
Para Lindy Azevedo, uma das representantes da Carmem Perucaria, tudo se resume a amor e troca: “Pra gente é muito gratificante conseguir ajudar essas mulheres a terem mais um estímulo de vida. O que nós fazemos é muito pequeno diante das necessidades de cada uma, mas poder contribuir, ver o sorriso no rosto e a autoestima crescer por conta de fios de cabelo… Não tem preço”, afirma.
Em outubro, durante a campanha do Outubro Rosa, outras ações voluntárias acontecerão no HAM, inclusive, um dia de beleza com entrega de novas perucas, lenços e maquiagens.
O HAM agradece à Carmem Perucaria e a todos os voluntários e doadores que ajudam a cuidar de milhares de pacientes.
0 Comentários