GEHAM reforça incentivo aos cuidados contra a COVID-19
- Publicado em 23/11/2020
- Aristides Maltez, Câncer, Combate ao câncer, Coronavírus, COVID-19, GEHAM, HAM, Hospital Aristides Maltez, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Oncologia, Pandemia, SCIH
Com uma palestra sobre as consequências da COVID-19 na sociedade, o Grupo de Estudos do Hospital Aristides Maltez (GEHAM) promoveu, na manhã deste sábado (21), um encontro com colaboradores com o objetivo de continuar conscientizando sobre a manutenção dos cuidados de proteção contra o Coronavírus, além de estimular que cada participante seja um controlador de infecção. Pretende-se que o debate proporcionado pela palestra alcance toda a equipe de forma orgânica e, assim, aumentar ainda mais os cuidados para evitar uma possível segunda onda, conforme vem sido noticiado.
A enfermeira Cídia Pires, que faz parte do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), ressalta que os cuidados no dia a dia devem ser contínuos e que um momento de troca como esse pode alertar para o fato de que a pandemia ainda não acabou: “Acho que é um momento oportuno pra gente trazer de novo o passo a passo dos cuidados e da importância do isolamento, da higienização das mãos e das coisas… A gente observa, na nossa cidade, que as pessoas estão realmente quebrando algumas barreiras de proteção. Então, acho que o GEHAM vem pra retomar esse assunto e fazer com que cada um que esteve aqui seja multiplicador de informação e controlador de infecção nas suas comunidades”, ressalta.
Para Marlene Alves, assistente social, o serviço tem atuado de forma imperativa principalmente com os familiares dos pacientes, uma vez que as visitas foram reduzidas e os cuidados exigem cada vez mais atenção: “Nós lidamos aqui com uma parte muito delicada de cada pessoa que nos procura. Todos estão muito nervosos, às vezes, sem entender muito bem o que está acontecendo e o que pode acontecer. Então, uma vez que a gente pode promover um momento como esse para colaboradores e fazer com que cada palavra vire ação em suas casas e rodas de amigos, o resultado é visto aqui dentro também como um retorno quase que imediato dessa ação. A consciência e os cuidados vão sendo retomados da forma que a gente ainda precisa”, comenta.
Nadja Castro, secretária da Diretoria Técnica, deu o depoimento para os presentes falando que testou positivo para a COVID-19 duas vezes em épocas distintas e compartilhou com os colegas os seus medos e inseguranças: “Ficar trancada dentro de um cômodo em casa, preocupada com meus pais que são idosos e com a minha vida também, pois a gente realmente não sabe o que pode acontecer no turno seguinte… Aprender a me cuidar para cuidar de quem eu amo nunca fez tanto sentido. Eu mudei. Não só nos cuidados para não ser infectada novamente, mas mudei como pessoa. Hoje, todo detalhe importa pra mim. Todas as pessoas, inclusive, as desconhecidas. E para todos nós, força, fé e esperança acima de tudo”, declarou emocionada.
0 Comentários