HAM faz apelo a doadores de sangue
- Publicado em 10/12/2020
- Agência Transfusional, Aristides Maltez, Câncer, Combate ao câncer, Comissão Transfusional, Coronavírus, COVID-19, Doação de sangue, HAM, Hospital Aristides Maltez, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Oncologia, Solidariedade, SUS
A doação de sangue é símbolo de solidariedade e, para muitos, uma questão de sobrevivência. Uma vez que o material doado é separado em diferentes hemocomponentes, pode ser utilizado em diversas situações clínicas, ou seja, uma única doação pode salvar até 4 vidas. As responsáveis pela Agência Transfusional e integrantes da Comissão Transfusional do Hospital Aristides Maltez (HAM), a médica Tessia Caires e a enfermeira Vanessa Nunes falam sobre a importância da doação constante durante todo o ano e sobre a necessidade que todos os hospitais do país passaram logo no início da pandemia da COVID-19, além de mencionarem o orgulho da nova unidade da Agência Transfusional que completou um ano de reinauguração no último mês de setembro.
Qual a importância da doação de sangue frenquente para pacientes oncológicos?
Os pacientes oncológicos possuem alta necessidade de transfusão sanguínea por vários motivos desde a própria doença que por si só gera anemia ao tratamento que também pode causar danos às células sanguíneas gerando anemia e plaquetopenia (queda do número de plaquetas). Algumas neoplasias ainda geram sangramentos, outra importante causa de anemia. Sendo assim, o paciente oncológico tem alta probabilidade de necessitar de transfusão sanguínea no decorrer do tratamento.
Durante a pandemia, houve uma baixa de doações ou o número se manteve o mesmo?
Durante a pandemia da COVID-19, vimos os números de doadores caírem drasticamente, o que levou os bancos de sangue de todo o Brasil a estoques críticos trazendo riscos importantes para os pacientes, especialmente, os oncológicos, que não têm tempo a perder e aguardar. E é muito importante lembrar que durante a doação de sangue não há qualquer risco de contaminação pelo Coronavírus! Então, para que os tratamentos oncológicos não sejam prejudicados, seja um doador! Incentive seus familiares, amigos, vizinhos! Doar salva vidas! A cada pessoa que realiza a doação, até 4 pessoas poderão ser salvas! Seja a esperança de alguém!
Como acreditam que seja a melhor forma de incentivar os doadores a fazerem com frequência?
A melhor forma de incentivar a população à doação espontânea de sangue é conscientizar que em algum momento cada pessoa ou um de seus familiares e amigos pode, em uma urgência, precisar de hemotransfusão. Os números mostram que, a cada 4 pessoas, 1 vai precisar de transfusão sanguínea em algum momento da vida. Basta olhar para o lado e teremos um ótimo motivo para doar sangue!
Quais ações o HAM realiza e com que frequência para que tenha mais doações de sangue?
No HAM, realizamos como medida o diálogo com pacientes e familiares sobre a importância e necessidade da doação de sangue para melhora da qualidade de vida e para seguimento de tratamento dos pacientes. Contamos ainda com uma equipe de captadores que fazem contato via telefone com os familiares para o incentivo à doação, além das divulgações nas nossas redes sociais, corredores, computadores internos e site.
Como a Agência Transfusional melhorou o serviço do HAM?
A Agência Transfusional já está presente no hospital há muito tempo, mas, há pouco mais de um ano, ganhamos um espaço maior, mais amplo e confortável, o que tornou o ambiente mais agradável para pacientes e colaboradores. Na nossa Agência Transfusional é onde fica o nosso estoque de hemocomponentes e onde também é realizado os testes de compatibilidade sanguínea. Contamos ainda com um ambulatório, no qual nossos pacientes recebem transfusão previamente agendada. Um ambiente todo climatizado, claro e com toda o acolhimento de nossos colaboradores para bem assistir nossos pacientes.
Quer ser um doador de sangue? Confira onde doar e alguns pré-requisitos
A doação de sangue para os pacientes do HAM deve ser feita na Vita Bahia, de segunda a sexta-feira, das 07h a?s 15h, e sa?bado, das 08h a?s 12h, na Av. Princesa Isabel, n. 370, Barra (ao lado do Edifício Módulo). Alguns pré-requisitos são:
– Ter entre 16 e 65 anos (menores de idade precisam da autorização do responsável legal)
– Ter mais de 50 kg
– Estar bem de saúde
– Ter dormido bem
– Estar alimentado
– Não ter ingerido álcool nas últimas 12 horas
– Não ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses
Para mais informações: (71) 99940-6106 / 3052-4264
0 Comentários