HAM matricula 22 novos pacientes em ação do Julho Verde
- Publicado em 27/07/2019
- Câncer, Câncer de cabeça e pescoço, Combate ao câncer, Diagnóstico precoce, Fatores de risco, HAM, Hospital Aristides Maltez, Julho Verde, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Prevenção, Sintomas
Hoje (27) foi dia de triagem dentro da programação do “Julho Verde” no Hospital Aristides Maltez (HAM). Foram realizados 122 atendimentos com 22 matrículas de novos pacientes com suspeita de câncer de cabeça e pescoço. Além disso, foram distribuídos panfletos explicativos sobre a doença com o objetivo de conscientizar sobre a doença. esclarecer fatores de risco e o que se pode fazer para o diagnóstico precoce e prevenção.
A ação foi realizada pelos seguintes setores: Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Enfermagem, Fonoaudiologia, Odontologia, Serviço Social e Psicologia.
Fatores de risco – Os principais fatores etiológicos são o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas, sendo que a associação dos fatores aumenta cerca de 20 vezes a chance de ter um câncer dessa região. Outros fatores associados são: má higiene oral, refluxo gastro-esofágico, exposição solar (câncer de lábio) e infecções virais: o HPV (relacionado ao câncer de orofaringe-amidala e base de língua) e o Epstein-Barr (relacionado ao câncer de nasofaringe).
Prevenção – A prevenção consiste principalmente no ato de evitar o consumo de bebidas alcoólicas, o tabagismo e a exposição solar, além de ter uma boa higiene oral. Outro fator importante relacionado ao vírus HPV é a prática de sexo oral sem preservativo. Uma dieta rica em frutas, verduras e legumes é um fator de prevenção e contribui para uma vida mais saudável.
Principais sintomas – Os principais sintomas são: feridas na boca, rouquidão, caroço no pescoço e dificuldade de engolir persistentes por mais de 15 dias. Com isso, deve-se ficar atento e procurar serviço médico para exame adequado. O diagnóstico precoce e tratamento dos tumores iniciais têm relação direta com o prognóstico.
0 Comentários