HAM utiliza aquecimento de água por energia solar
- Publicado em 12/11/2020
- Economia, Energia limpa, Energia solar, HAM, Hospital Aristides Maltez, Infraestrutura, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Meio ambiente, Sustentabilidade
O Hospital Aristides Maltez (HAM) vem utilizando aquecimento de água por energia solar. As placas coletoras são responsáveis pela absorção da radiação solar. O calor do sol, captado pelas placas do aquecedor solar, é transferido para a água que circula no interior de suas tubulações de cobre. O uso da energia renovável faz parte das medidas sustentáveis implementadas no hospital.
A unidade hospitalar tem abastecimento energético oriundo de placas solares em todos os prédios. O sistema foi implementado em 2012 a partir de um convênio com a Coelba, que proporcionou a doação do projeto e execução de todo o sistema, atualmente capaz de gerar a energia para o aquecimento de água utilizada para todos os pontos de água quente do hospital.
As placas solares, que são acomodadas no pavilhão Magalhães Neto, fazem parte das medidas de sustentabilidade adotadas pelo HAM. A coordenadora de infraestrutura do hospital, Amélia Zau, disse em entrevista: “Instalamos reguladores de pressão em diversas torneiras, as descargas com válvula hidra estão sendo substituídas por descarga acoplada com duplo acionamento, dentre outras ações. Temos também essa atenção para a economia de energia. Todas as lâmpadas do hospital foram substituídas, em convênio com a Coelba, por lâmpadas do tipo LED, os aparelhos de ar-condicionado de janela estão sendo substituídos por outros sistemas mais econômicos, dentro outras ações constantes de melhoria. Buscamos aos poucos, de acordo com o ritmo possível para o HAM, implementar cada vez mais ações sustentáveis pensando na questão do meio ambiente e também na redução de custos promovida por elas”.
O HAM estuda também a possibilidade de instalação de placas fotovoltaicas para o abastecimento energético completo do HAM. Tais placas são utilizadas para captação de energia solar através de células fotovoltaicas e criação de uma corrente elétrica. Elas são organizadas em conjunto de forma personalizada para a atender às necessidades energéticas do ambiente de instalação, seja uma casa, prédio ou outro tipo de construção e são consideradas uma forma de energia limpa mais econômica.
Os gestores da Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC) entendem a importância da infraestrutura bem cuidada para permitir o melhor atendimento ao paciente, sempre apoiando e investindo na melhoria de suas instalações de forma responsável e sustentável.
0 Comentários