HAM vai receber doação da ABCG Brasil para pacientes laringectomizados
- Publicado em 25/03/2019
- Combate ao câncer, Doação, HAM, Hospital Aristides Maltez, Laringectomizados, Pacientes laringectomizados, Solidariedade
Na próxima quinta-feira (28), o Hospital Aristides Maltez (HAM) recebe a visita de representantes da Associação Brasileira de Câncer de Boca e Laringe (ACBG Brasil) com objetivo de doar laringe eletrônica aos pacientes. A ação tem como intuito a prestação de serviços médico-assistenciais de apoio a pessoas que foram submetidas à laringectomia total, retirada da caixa de voz, permanecendo sem voz laríngea definitivamente.
O Projeto Laringe Eletrônica – Uma Voz Possível acontece em parceria com a Amor e União Contra o Câncer (AMUCC), por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), e apresenta caráter intersetorial com atuação na fronteira do campo clínico e social da reabilitação do câncer.
A Laringe Eletrônica é um dispositivo pequeno, leve e portátil e funciona como um vibrador sonoro ativado por duas baterias recarregáveis por meio de um carregador com cabo USB. O equipamento permite a emissão de sons através da vibração da musculatura do pescoço, logo no pós-operatório, facilitando a comunicação dos pacientes com seus cuidadores e familiares.
Segundo o médico Lucas Silva, chefe do setor de Cabeça e Pescoço do HAM, “durante a visita haverá uma reunião com os pacientes acometidos por neoplasia de cabeça e pescoço com o intuito de promover uma integração entre as entidades envolvidas e os pacientes para que juntos possamos fornecer uma reabilitação mais precoce e adequada, além de bem-estar social”.
Segundo o especialista, “os cânceres de cabeça e pescoço envolvem diversos subsítios anatômicos, sendo os mais incidentes o câncer de boca e de laringe. Anualmente, são diagnosticados cerca de 500 mil casos novos no mundo. No Brasil, a doença registra 14 mil novos casos por ano, matando mais de 4 mil pessoas anualmente”.
Atualmente, o câncer de boca e o câncer de laringe ocupam a quinta e oitava posições, respectivamente, em incidência em homens no país. Na maioria das vezes, o diagnóstico ocorre tardiamente e o tratamento causa sequelas funcionais e psicológicas definitivas na qualidade de vida desses pacientes.
A ACBG Brasil é uma organização da sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, que trabalha em prol dos portadores de câncer de cabeça e pescoço e seus familiares em todo o Brasil. A organização foi fundada em 2015 e com a entrada de novos membros, o Grupo de Acolhimento a Pacientes de Câncer de Boca e Garganta – GAL) ganhou um novo espírito e passou a visualizar maiores possibilidades de ação com o intuito de beneficiar os pacientes com câncer de cabeça e pescoço, que na maioria dos casos sofrem mutilações graves e ficam limitados quanto ao convívio social devido às sequelas dos tratamentos realizados.
O grupo foi se fortalecendo ao ponto em que alguns membros trouxeram à tona a possibilidade de se juntarem para formar uma associação de pacientes, o que culminou com a concepção da ACBG Brasil. O Projeto Rede+Voz tem por objetivo a formação de uma rede de cooperação para o controle social do câncer de cabeça e pescoço no país.
A rede é composta por profissionais da saúde envolvidos no tratamento dos pacientes acometidos pelo câncer na regia?o da cabec?a e pescoc?o, bem como os próprios pacientes e familiares atendidos por cada instituição.
0 Comentários