Julho Verde: busca por atendimento supera expectativa e HAM atende 601 pacientes em mutirão
- Publicado em 28/07/2023
- 100% SUS, Aristides Maltez, Cabeça e Pescoço, Câncer, Câncer de cabeça e pescoço, Combate ao câncer, HAM, Hospital Aristides Maltez, Julho Verde, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Mutirão, Oncologia, SUS
Durante o mutirão para conscientização e detecção do câncer de cabeça e pescoço realizado, no último sábado (22), no Hospital Aristides Maltez (HAM), foram atendidos 601 pacientes, o que resultou em 94 matrículas, 3 internações e 2 procedimentos de urgência (traqueostomia). Diante da grande procura da população, os números superaram a previsão que, inicialmente, era de 200 atendimentos.
Além de reforçar a importância da prevenção com orientações e distribuição de panfletos informativos, a iniciativa buscou identificar, especialmente, casos suspeitos de câncer de boca e laringe. Afinal, esses são os tipos de câncer mais incidentes na população brasileira, sendo o câncer de boca o 5° mais incidente e o de laringe o 9°. É importante a detecção precoce, pois aumenta significativamente as chances de cura. Confirmando a suspeita, o paciente é matriculado para tratamento no HAM.
Para Márcia de Lima, nora do senhor Luiz Florêncio (78 anos), o mutirão chegou em boa hora: “Fomos a outros médicos, fizemos exames e graças a Deus surgiu essa campanha e a gente hoje está aqui pra cuidar dele, que está com suspeita de câncer de laringe. Ele foi fumante por 50 anos e parou agora, há uns 3 anos, na pandemia quando pegou COVID-19. E há um tempo, toda vez que ele fumava ou bebia, passava mal. Começou com rouquidão constante, no começo, um pouco de dificuldade de engolir certos alimentos… Aí a gente suspeitou de que isso não era normal. A expectativa agora é conseguir fazer a biópsia para a gente ter certeza!”. E completa: “Estou muito feliz porque eu já estava desesperada, sem saber o que fazer. A cirurgia lá fora é bastante cara. Então, nós da família estávamos bastante preocupados e Deus nos deu essa luz do mutirão, né?!”.
Dr. Lucas traça um panorama do atendimento e agradece à equipe: “O mutirão desse ano excedeu as expectativas com o número de pessoas que compareceram e foram atendidas e também com um percentual preocupante de quase 20% de pessoas que necessitaram realizar a matrícula para tratamento na unidade, inclusive, 3 casos que necessitaram de internação imediata. O mês de julho é marcado por diversas atividades no HAM, sendo o mutirão mais uma atividade importante e só foi possível com o apoio dos gestores e a participação de toda a equipe multidisciplinar. O resultado final do mutirão é fruto do trabalho dessa equipe que visa o bem-estar da população!”.
A iniciativa faz parte da programação do Julho Verde da unidade 100% SUS e reuniu uma equipe multidisciplinar com profissionais de Medicina, Odontologia, Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social e Enfermagem. Contribuíram também as equipes de Recepção, Triagem, Nutrição e Higienização.
Confira as fotos:
0 Comentários