Julho Verde: HAM atende mais de 200 pacientes em mutirão
- Publicado em 30/07/2022
- 100% SUS, Cabeça e Pescoço, Câncer de cabeça e pescoço, HAM, Hospital Aristides Maltez, Julho Verde, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Mutirão, Prevenção, SUS
O mutirão realizado, neste sábado (30), no Hospital Aristides Maltez (HAM) atendeu 214 pacientes, o que resultou em 28 casos suspeitos de câncer, sendo 1 com necessidade de procedimento de urgência. O número de atendimentos superou o previsto devido à grande procura.
O foco da ação, além de reforçar a importância da prevenção com orientações e distribuição de panfletos informativos, foi voltado para casos suspeitos de câncer de boca e laringe. De acordo com o Dr. Lucas Silva, coordenador do setor de Cabeça e Pescoço, “esses são os tipos de câncer mais incidentes na população brasileira. O câncer de boca é o 5° mais incidente e o de laringe é o 9°. É importante a detecção precoce, pois aumenta significativamente as chances de cura”.
Já Laiane Ribeiro, fonoaudióloga, discorreu sobre o papel da equipe: “A fonoaudióloga participa junto com outros profissionais de saúde identificando sinais como lesões na boca que não cicatrizam por mais de 15 dias e rouquidão persistente. O próximo passo é encaminhar para o médico aqui mesmo no mutirão. Confirmando a suspeita, o paciente é matriculado para tratamento aqui no HAM”.
Dr. Gustavo Torres, residente de Cirurgia Oncológica, falou sobre a experiência: “Esse é o meu primeiro ano de mutirão. A intenção era atender o máximo de pacientes possível e poder ajudar a população não só de Salvador, mas da Bahia, uma vez que o HAM consegue absorver de todo o estado. Continuamos lutando para poder salvar as pessoas do câncer”.
O senhor Paulo Costa foi um dos primeiros pacientes atendidos: “Eu vim porque esse tratamento é caro, eu não tenho condições e esse médico é ótimo. Eu estou com um nódulo no pescoço. Vou precisar fazer biópsia. Já operei aqui há muitos anos e esse hospital é maravilhoso”.
A iniciativa faz parte da programação do Julho Verde da unidade 100% SUS e reuniu uma equipe multidisciplinar com profissionais de Medicina, Odontologia, Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social e Enfermagem. Contribuíram também as equipes de recepção e triagem.
0 Comentários