Julho Verde | Pacientes laringectomizados do HAM gravam vídeo
- Publicado em 31/07/2020
- Acolhimento, Aristides Maltez, Câncer, Câncer de cabeça e pescoço, Cirurgia de cabeça e pescoço, Combate ao câncer, COVID-19, Fonoaudiologia, HAM, Hospital Aristides Maltez, Hospital filantrópico, Humanização, Laringe, Laringectomizados, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Oncologia, Pacientes laringectomizados, SUS
Pacientes do Hospital Aristides Maltez (HAM) que integram o grupo Laringectom, um coral formado exclusivamente por pacientes laringectomizados totais, gravaram um vídeo em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, celebrado na última segunda-feira (27). É que, com a pandemia de Coronavírus, a recomendação de distanciamento social e a tentativa de evitar que a COVID-19 alcance ainda mais pessoas, os pacientes encontraram no registro em suas casas uma solução para o momento, gravando a canção “Saber viver”, que tem marcado a história do coral. Agradecimentos especiais à MKB Produções/Malaika K.B. pela edição das imagens.
Confira o vídeo:
Coral Laringectom:
Antônio José Fontoura
Dulce Simão Silveira
Eli Antonio Santos
Gilmar Freitas
Iraildes Gomes de Freitas
João França Costa
João Vieira
José Sena de Almeida
Manoel Ferreira dos Santos
Veralucia Araújo Silva
Wagner Lóra
Wilde Sento Sé
Julho Verde
A campanha “Julho Verde” visa conscientizar sobre o câncer de cabeça e pescoço, tirar dúvidas sobre fatores de risco e o que se pode fazer para o diagnóstico precoce e prevenção. Anualmente, instituições do mundo inteiro se unem para reforçar a importância da conscientização. É por isso também que o Dr. Lucas Silva, coordenador do setor de Cabeça e Pescoço do HAM, separou algumas informações importantes:
- Principais fatores etiológicos: tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas, sendo que a associação dos fatores aumenta cerca de 20 vezes a chance de ter um câncer dessa região. Outros fatores associados são: má higiene oral, refluxo gastro-esofágico, exposição solar (câncer de lábio) e infecções virais: o HPV (relacionado ao câncer de orofaringe-amidala e base de língua) e o Epstein-Barr (relacionado ao câncer de nasofaringe).
- Principais medidas de prevenção: principalmente evitar o consumo de bebidas alcoólicas, o tabagismo e a exposição solar, além de ter uma boa higiene oral, manter uma dieta rica em frutas, verduras e legumes e praticar sexo seguro, uma vez que outro fator importante relacionado ao vírus HPV é a prática de sexo oral sem preservativo.
- Principais sintomas: feridas na boca, rouquidão, caroço no pescoço e dificuldade de engolir persistentes por mais de 15 dias. Com isso, deve-se ficar atento e procurar serviço médico para exame adequado. O diagnóstico precoce e tratamento dos tumores iniciais têm relação direta com o prognóstico. A maioria dos pacientes são diagnosticados em estado avançado impactando nas taxas de cura.
Foto: Arquivo HAM 2019
0 Comentários