Liga Bahiana Contra o Câncer recebe a mais elevada condecoração do Estado da Bahia
- Publicado em 06/07/2023
- 100% SUS, Aristides Maltez, Combate ao câncer, Condecoração, HAM, Hospital Aristides Maltez, Hospital filantrópico, Instituição filantrópica, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Oncologia, Ordem 2 de Julho, Reconhecimento, SUS. Filantropia
A Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC) – Hospital Aristides Maltez (HAM) foi agraciada com a mais elevada condecoração do Estado da Bahia, sendo nomeada para a Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia, instituída pela Lei nº 11.902, de 20 de abril de 2010, em homenagem à consolidação da Independência do Brasil na Bahia, no grau de Cavaleiro.
Em ofício, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, pontua: “O Conselho da Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia aprovou, na forma do Decreto nº 12.964, de 21 de junho de 2011, a concessão desta distinta honraria à Liga Bahiana Contra o Câncer – Hospital Aristides Maltez, ratificando sua notável contribuição para a garantia das liberdades públicas e para a afirmação da soberania nacional”.
A presidente em exercício da LBCC, Dra. Maria Romilda Maltez, e a vice-diretora técnica do HAM, Dra. Delvone Almeida, representaram as instituições na cerimônia de entrega da medalha e do certificado, símbolos da honraria, que aconteceu no último sábado (01), no Palácio da Aclamação.
Dra. Maria Romilda Maltez agradece: “É revigorante recebermos esse reconhecimento por toda a obra da Liga Bahiana Contra o Câncer e do Hospital Aristides Maltez. Agradeço em nome de todos que compõem as nossas instituições e afirmo que continuaremos seguindo a missão e o legado da filantropia deixado pelo professor Aristides Maltez”.
Ordem 2 de Julho – Para o grau de Comendador, foram agraciados a ministra da Cultura Margareth Menezes, o senador Otto Alencar e os ex-governadores Cesar Borges, Paulo Souto e João Durval, a presidente de honra da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), Creuza Maria Oliveira, o compositor Mateus Aleluia, o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis da Bahia (MNCR) e a Academia de Letras da Bahia. Já para o grau de Cavaleiro, foram nomeados a enfermeira Maria Angélica – primeira pessoa vacina contra COVID-19 na Bahia, a advogada e secretária-geral da OAB-BA Esmeralda Maria de Oliveira, a cientista Jaqueline Goes de Jesus, o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil Dom Sérigio da Rocha, a cacica do povo Tuká-Tupan Maria Erineide Rodrigues, além da Associação Beneficente Bembé do Mercado, Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), Liga Bahiana Contra o Câncer – Hospital Aristides Maltez e a Convenção Batista Baiana (CBBA). A Ordem foi criada em 2010 pelo então governador Jaques Wagner. O primeiro agraciado foi o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que recebeu a homenagem naquele ano, com o mais alto grau do título, o Grã-Cruz.
0 Comentários