Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, visita o HAM
- Publicado em 25/02/2019
- ACM Neto, Combate ao câncer, Fábio Vilas-Boas, Filantrópicas, HAM, Hospital, Hospital Aristides Maltez, Instituição filantrópica, Liga Bahiana Contra o Câncer, Luiz Henrique Mandetta, Ministério da Saúde, Ministro da Saúde, Prefeitura de Salvador, SESAB
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que esteve em Salvador para o lançamento da campanha de combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/HIV) durante o Carnaval, aproveitou para visitar o Hospital Aristides Maltez (HAM) acompanhado do prefeito ACM Neto.
Recebido pelo médico Aristides Maltez Filho, vice-presidente da Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC), o ministro ouviu um pequeno relato sobre a história do HAM que está completando este mês 67 anos de atividade ininterrupta, sendo 100% SUS. Também participaram do encontro os deputados João Roma, Antonio Brito, Dayane Pimentel, O secretário estadual de saúde Fábio Vilas-Boas e o vereador Demétrio Oliveira.
No seu relato, Aristides Maltez Filho falou sobre as mulheres que padeciam nas ruas de Salvador e por isso seu pai, o professor Aristides Maltez, teve a ideia de fazer uma campanha para criar um espaço para acabar com este sofrimento e completou citando que o HAM hoje atende a pacientes dos 417 municípios baianos, além de estados como Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Goiás e Piauí.
Aristides Maltez Filho citou ainda alguns números do hospital que só no ano passado realizou 4.296.425 procedimentos, 189.713 consultas, 12.090 internações e 9.438 cirurgias. Destacou que mesmo somente atendendo a pacientes SUS, o HAM não vive em crise. “Isso só é possível porque temos apoio do Governo do Estado e também da prefeitura municipal que, nos últimos anos, desde que o secretário Luiz Galvão assumiu a pasta da saúde tem honrado os compromissos e nos ajudado bastante”. Prosseguindo Aristides Maltez filho falou: “Outra coisa importante é o reconhecimento da sociedade baiana. Realizamos várias campanhas através das voluntárias e temos um ótimo retorno que nos ajuda a manter as contas em dia”.
O ministro Luiz Henrique Mandetta confessou que ficou impressionado com o que viu no HAM e mais feliz ainda em saber que toda estrutura do hospital, um dos melhores do país, atende exclusivamente a pacientes SUS. Ele disse que uma obra como esta terá sempre apoio do ministério e aproveitou para anunciar uma novidade: “Estamos criando a partir de março uma coordenação só para atender às filantrópicas e Santas Casas. Creio que isso vai facilitar muito a burocracia do ministério e ajudar os pleitos de todas as entidades”.
O secretario Fábio Vilas-Boas, que representou o Governador Rui Costa no encontro, aproveitou para elogiar o trabalho do HAM no atendimento de pacientes dos quatros cantos da Bahia e anunciar que o Governo do Estado vai criar cinco núcleos oncológicos no estado: “Vamos descentralizar esse atendimento, evitar que o doente saia de sua região e venha para Salvador. Esses núcleos serão instalados em Barreiras, Juazeiro, Caetité, Irecê e Porto Seguro”.
0 Comentários