Missa celebra os 86 anos da Liga Bahiana Contra o Câncer
- Publicado em 13/12/2022
- 100% SUS, Ação de Graças, Aniversário, HAM, Hospital Aristides Maltez, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Missa, SUS
Aconteceu, na manhã desta terça-feira (13), a missa em Ação de Graças pelo aniversário da Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC) conduzida pelo padre José Jorge Brito de Sousa, capelão do Hospital Aristides Maltez (HAM) e coordenador arquidiocesano de Pastoral da Saúde.
O padre explica: “A palavra ‘Eucaristia’ deriva do grego ‘??????????’, que significa Ação de Graças, ou seja, ‘obrigado’. Quando a gente celebra uma missa, uma Eucaristia, é uma forma concreta de dizer a Deus muito obrigado pelos benefícios que a gente recebe no dia a dia, no decorrer de nossas vidas. A Liga Bahiana Contra o Câncer completa 86 anos de existência. Quantas instituições que têm condições fixas financeiras não conseguem sobreviver tanto tempo? Quanto mais uma Liga como esta que vive de convênios, de doações e da boa vontade da sociedade baiana e brasileira de modo geral. Então, se a gente celebra 86 anos de existência, é sinal de que a mão de Deus está conosco, de que Deus nos protege e de que Ele caminha conosco. Afinal de contas, Natal é celebrar isso: o Emanuel Deus está conosco! Então, se reconhecemos isso, se olhamos para trás e vemos que não teríamos chegado até aqui se Deus não estivesse conosco, só há uma forma de fazer isso: é obrigado, é agradecer! E a Eucaristia é a forma mais sublime de agradecer!”.
Dr. Aristides Maltez Filho, presidente da LBCC, pontua: “Esse é um momento de glória da instituição pela continuidade dos 86 anos que está completando com ação dentro daquilo para qual ela foi criada: de atenção às pessoas menos favorecidas portadoras de câncer, como anunciou o professor Aristides Maltez à época: ‘Esta é a lâmpada da qualidade que jamais se apagará no coração dos meus seguidores’. Tudo na continuidade, fruto da credibilidade conquistada pela instituição em bem servir à população do nosso estado”. E finaliza: “Que Deus continue a nos abençoar para continuarmos a nossa jornada interminavelmente!”.
A celebração relembra o ensolarado domingo do dia 13 de dezembro de 1936, quando, em reunião no Hospital Santa Izabel e acompanhado de mais de 52 personalidades destacadas da sociedade, o professor Aristides Maltez criou a LBCC. Sua meta: concretizar o sonho de construir o Instituto de Câncer da Bahia, que mais tarde recebeu o nome de Hospital Aristides Maltez. São 86 anos da LBCC e de um profundo amor à humanidade, que caracteriza a filantropia e toda a sua trajetória!
Confira as fotos:
0 Comentários