Mutirão para detecção de câncer de pele marca primeiro sábado de dezembro no HAM
- Publicado em 06/12/2022
- 100% SUS, Aristides Maltez, Câncer, Câncer de pele, Combate ao câncer, Dezembro Laranja, HAM, Hospital Aristides Maltez, Hospital filantrópico, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Mutirão, Oncologia, Sociedade Brasileira de Dermatologia, SUS
Nas últimas semanas que antecedem a chegada do verão no Brasil, a equipe do Hospital Aristides Maltez (HAM) se empenhou para que, neste sábado (03), acontecesse o mutirão do Dezembro Laranja, promovendo a prevenção e detecção do câncer de pele. A iniciativa é uma parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que tem levado o evento para diversos outros estados.
Maria Clara Gordiano, coordenadora estadual da campanha pela Regional Bahia (SBDBA), reforça: “Há 35 anos a Sociedade promove esse mutirão sempre no primeiro sábado de dezembro, então, são mais de 100 postos em todo o país. Em 2019, aqui no HAM, tivemos mais de 360 atendimentos com vários diagnósticos positivos e todos esses encaminhados para tratamento. E a gente fica muito feliz de saber que após esse primeiro contato as pessoas passam a se cuidar mais e saem mais conscientes!”.
Através de um amigo, Marcos Vinícius de Oliveira, soube do mutirão e veio de Riachão do Jacuípe para ser atendido: “Esse sinal aqui perto do olho está estranho, então, eu preferi vir para saber se é só um sinal ou algo mais sério. Embora eu não conheça o hospital, nunca vim aqui nem mesmo como acompanhante, sei da competência dos profissionais e que é referência, né?! Então, eu sei que serei bem cuidado, ainda que seja realmente só um sinal aqui no rosto”, relatou Marcos.
Para Zélia Boa Sorte, gerente de Enfermagem do ambulatório, que está sempre à frente dos mutirões de atendimento, organizar esses eventos é ter a oportunidade de salvar vidas: “A gente precisa criar a oportunidade para que essas pessoas que não buscam atendimento, seja por qual motivo for, se sintam encorajadas a virem, minimamente, fazer uma triagem. E é muito gratificante porque a gente consegue atingir nosso objetivo que é identificar pacientes com lesões para serem tratados aqui. E com o Dezembro Laranja, nós encerramos o quarto mutirão deste ano. Que venham os desafios de 2023!”, comemora.
Dra. Tânia Magalhães, dermatologista do HAM, fala sobre a importância de auxiliar na coordenação de um mutirão como esse: “Participar, coordenando esse mutirão, é uma forma da gente divulgar as formas de prevenção do câncer de pele e também dar os encaminhamentos necessários para essas pessoas. A gente sabe o quão difícil é ter acesso às unidades de saúde, então, poder promover acesso ao diagnóstico ou orientar formas de prevenção é primordial”. A dermatologista ainda aproveitou para lembrar, mais uma vez, as formas de prevenção para o câncer de pele: “Evitar exposição solar direta, principalmente, entre 10h e 16h, e se não houver jeito, caprichar ainda mais no protetor solar, chapéu e blusas com proteção UV. Lembrando que o uso de filtro solar não é exclusivo para dias ensolarados, mas sim para todos os dias. E todas essas precauções servem para todas as pessoas de todas as idades e raças”, concluiu.
Foram realizados 78 atendimentos, dos quais, 21 diagnósticos de câncer de pele. Entre as pessoas que receberam o diagnóstico para a doença, 5 já possuem matrícula na unidade e as outras 16 foram registradas como novas pacientes e já saíram do mutirão com agendamento para acompanhamento no HAM.
Confira as fotos:
0 Comentários