Outubro Rosa: HAM promove mutirão, curso e diversas atividades de conscientização
- Publicado em 26/09/2022
- Aristides Maltez, Câncer de mama, Combate ao câncer, HAM, Hospital Aristides Maltez, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Mastologia, Oncologia, Outubro Rosa, SUS
O Hospital Aristides Maltez (HAM) prepara uma vasta programação para o mês de Conscientização sobre o Câncer de Mama. As ações fazem parte da campanha mundial “Outubro Rosa”, que tem o objetivo de chamar a atenção para a doença e para a importância do diagnóstico precoce e da prevenção.
A unidade 100% SUS iniciará o mês com a sua fachada com iluminação rosa em alusão à campanha e divulgação em suas redes sociais.
No dia 07 de outubro, das 07h30 às 12h30, no Auditório Honorato Maltez, técnicos em mamografia, enfermeiros e médicos que solicitam exame de mamografia pelo SUS poderão participar do curso de atualização “Detecção precoce do câncer de mama”. As inscrições estarão abertas de 26 a 30 de setembro com 120 vagas através do e-mail: dae.crae@saude.ba.gov.br.
A chefe do Serviço de Mamografia do HAM, Dra. Lorena Almeida, traz um alerta: “O câncer de mama é o mais incidente na maioria dos países. Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), espera-se 66.280 casos novos de câncer de mama no Brasil para cada ano do triênio 2020-2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de 61 casos novos a cada 100 mil mulheres. No estado da Bahia, o número de casos novos, para cada ano do triênio, deverá ser de 3.460 novos e em Salvador, 1.180 mulheres terão câncer de mama”. A médica fala também sobre o objetivo do curso: “A campanha do Outubro Rosa e as suas ações como a capacitação de profissionais de saúde são de extrema importância para a promoção de conscientização sobre o câncer de mama, que é um importante desafio de saúde pública, exigindo atenção especial às estratégias de detecção e tratamento. Sabemos que, quanto mais cedo um tumor invasivo de mama é detectado e o tratamento é iniciado, maior a probabilidade de cura”.
Em 08 de outubro, acontece o mutirão de atendimentos para mulheres acima de 40 anos ou mulheres abaixo dessa faixa etária que tenham exames de imagem de mama birads 3, 4 ou 5 ou solicitação de encaminhamento para consulta com mastologista. Estima-se o atendimento a cerca de 100 mulheres. A marcação será realizada, pelo telefone (71) 3357-8531, no período de 03 a 07 de outubro.
Dra. Ana Cláudia Imbassahy, chefe do Serviço de Mastologia do HAM, explica: “A ideia do mutirão é oferecer um atendimento integrado para as mulheres para facilitar o acesso a um diagnóstico precoce do câncer de mama e abreviar o início do tratamento para os casos que sejam confirmados. Nesse dia, iremos realizar não só a consulta clínica, mas também o exame de mamografia, que é o método de imagem padrão ouro para o rastreamento do câncer de mama, e a ultrassonografia mamária, quando houver a necessidade de complementação diagnóstica. Os casos suspeitos já serão matriculados aqui no HAM e a biópsia será agendada na mesma semana”. Dra. Ana Cláudia ainda acrescenta: “Durante a manhã toda, a nossa equipe trará informativos sobre as formas de prevenção com ênfase na importância da atividade física, da boa alimentação, da amamentação e do cuidado com o ganho de peso e com o consumo de bebidas alcoólicas, que são importantes práticas de prevenção”.
As atividades contarão com a participação do coral do Grupo de Apoio à Mulher Mastectomizada (GAMMA) do HAM, que também se apresentará no dia 26 de outubro no hospital.
As pessoas interessadas deverão acompanhar as redes sociais oficiais do hospital para mais informações.
Outras iniciativas – Além das atividades promovidas pelo próprio HAM, algumas iniciativas marcarão o apoio ao hospital e à campanha, tais como o Desafio Outubro Rosa, que acontece no dia 23 de outubro com um percurso de 5km. A inscrição custa R$ 50,00 e tem a renda revertida para o HAM. Interessados podem se inscrever através do site: www.desafiooutubrorosa.com.br. A corrida conta com a realização do Grupo CAM, OncoClínicas, Itaigara Memorial, Hospital Santa Izabel e Seio que Cuido, além do apoio da Prefeitura de Salvador e da Revenda Shell.
0 Comentários