Pneumologistas do HAM falam sobre a profissão e motivação de poder fazer a diferença
- Publicado em 02/06/2021
- 100% SUS, Acolhimento, Aristides Maltez, Câncer, Combate ao câncer, HAM, Hospital Aristides Maltez, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Oncologia, Pneumologia, Pneumologista, SUS
Nesta quarta-feira (2), é comemorado o Dia do(a) Pneumologista e não por acaso o Hospital Aristides Maltez (HAM) quis ouvir as três especialistas que fazem parte da equipe.
A diretora técnica e também precursora do serviço de Pneumologia do HAM, Dra. Sônia Sales, diz que a sua história profissional com o HAM se entrelaça com a pessoal e que a paixão pela área se deu exatamente por gostar de se aprofundar nas doenças respiratórias e poder ajudar os pacientes com tais patologias: “Eu estava finalizando a residência quando vim para cá. Foi o primeiro lugar que trabalhei como pneumologista. Entrei para montar o serviço, junto ao cirurgião de tórax, e cá estou desde 1995. Depois de algum tempo, eu já atuando como coordenadora do departamento de Clínica Médica, veio o convite para ser diretora técnica do Maltez. E, então, eu aceitei o desafio acreditando em mim e na possibilidade de fazer a diferença até porque estar aqui e fazer parte dessa família é absolutamente gratificante. Lidar com esse público mais carente é como uma mola propulsora para eu me empenhar cada dia mais”, conclui.
Já a Dra. Josenice Lopes diz que ainda criança vislumbrava a profissão e sentia que o hospital era o seu local de trabalho: “Cresci mantendo esse gosto especial pela profissão, que, aos meus olhos, poderia se transformar num meio de levar cura, alívio e conforto aos necessitados. Faço do meu exercício um meio de servir ao próximo, de ajudá-lo a restabelecer a saúde física, mas também busco crescer na ciência e na espiritualidade do ser humano. Sim, a Medicina me proporciona, inclusive, entender que o homem não precisa só da saúde do corpo, mas também da alma! A constante evolução, o aprimoramento e as descobertas científicas na área da saúde me motivam ao aprendizado e aperfeiçoamento constante para que eu possa dar a cada dia o meu melhor”, comenta a pneumologista com entusiasmo e amor à profissão escolhida.
Quando questionada sobre o motivo da sua escolha, a Dra. Maria de Fátima Fernandes Estrela, diz que sempre teve fascínio por tudo relacionado ao pulmão e questões respiratórias: “Eu sempre gostei da clínica médica e dentro disso o que mais me chamava a atenção era a Pneumologia porque só sabe a real importância de todos esses órgãos quem tem alguma dificuldade e/ou patologia. Então, isso sempre me fascinou, poder ajudar as pessoas que têm asma, que têm algum problema respiratório… Aí, no meio do caminho já enquanto pneumologista, um amigo cirurgião de tórax me convidou para fazer parte da equipe dele aqui no HAM. Conheci o hospital e aqui estou há bastante tempo, mais precisamente desde 2008. E posso dizer com segurança que tudo isso aqui é uma verdadeira família! É uma equipe diferenciada, com a qual eu gosto muito de trabalhar. Sem falar nos pacientes, né?! São pessoas muito carentes e quando eles recebem atenção, quando a gente explica, conversa, a gente vê a gratidão pelo acolhimento. E isso é um alento para o coração”, ressalta.
0 Comentários