
Prevenção faz parte da proteção: explica equipe de Segurança do Trabalho do HAM
- Publicado em 17/05/2019
- HAM, Hospital Aristides Maltez, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Medicina do Trabalho, Prevenção a acidentes, Prevenção de riscos, Segurança do Trabalho, Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho, SESMT
Todo mundo já ouviu falar, mas pouca gente sabe o que de fato é feito pelas equipes do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). A função de cada profissional vai além de orientar o uso correto de luvas e capacetes, ou mesmo de conferir com frequência a validade e condições de uso dos extintores de incêndio distribuídos pela instituição. É um trabalho de atenção e cuidado com colaboradores, pacientes, acompanhantes e, inclusive, com a estrutura física do hospital.
Fransival Costa, gerente de Segurança do Trabalho do Hospital Aristides Maltez (HAM), explica que todas as atividades da equipe são de cunho preventivo, a exemplo de palestras e ações educacionais: “Nossa principal tarefa é identificar perigos e riscos, mapeando frequentemente o hospital e depois disso definimos ações de melhoria para prevenção de acidentes. Temos o Programa de Proteção de Riscos Ambientais (PPRA), que define critérios para observar riscos químicos, físicos e biológicos e após isso são definidas estratégias que serão adotadas para que trabalhemos na prevenção, o que pode ser através de campanhas, treinamentos, orientação para terceiros, planejamento de melhorias no ambiente de trabalho…”, ressalta.
A importância da prevenção está diretamente ligada às vidas que saem de casa pra trabalhar e querem voltar para suas famílias com saúde e segurança. Por isso também, nos últimos cinco anos, o HAM tem investido bastante em equipamentos de proteção individual, bem como na prevenção e combate a incêndios, colocando toda a infraestrutura necessária para que sejam evitados problemas dessa natureza.
Para Daniela Mendes, técnica de Segurança do Trabalho, é um desafio integrar uma equipe prioritariamente masculina, porém gratificante na mesma proporção: “Eu entrei aqui no HAM em 2010 e éramos só eu e Fransival. Durante três anos eu era a única técnica de Segurança do Trabalho e sempre fiz todo o serviço que os homens fazem com toda a autonomia que me foi dada desde então. Ao longo desses anos, mesmo com a entrada dos meninos mais tarde, eu sempre fui muito reconhecida e respeitada pelo meu desempenho e ainda digo mais: eles (incluindo equipes externas como os engenheiros, pedreiros e outros funcionários das obras) acabam que me dão maior atenção do que aos demais homens; acredito que seja por saberem que nós temos um olhar mais crítico sob todas as coisas”, conclui.
A equipe do SESMT é composta por um engenheiro de segurança: Fransival Costa e quatro técnicos de Segurança do Trabalho: Denilson Oliveira, Sérgio Passos, José Clarindo e Daniela Mendes.
Fotos:
0 Comentários