Projeto Genoma: tema do CEHAM aborda a pesquisa implantada no HAM
- Publicado em 30/08/2023
- 100% SUS, Aristides Maltez, Combate ao câncer, Genoma, Hospital Aristides Maltez, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Oncologia, Projeto Genoma, SUS
Na manhã desta quarta-feira (30), ocorreu mais uma palestra organizada pelo Centro de Estudos do Hospital Aristides Maltez (CEHAM).
Durante o evento, foi apresentado o Projeto Mapa Genoma Brasil, realizado pela BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo e, junto ao Programa Nacional de Genômica e Saúde de Precisão – Genomas Brasil, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI- SUS). O projeto busca impulsionar a medicina de precisão, desenvolver melhores estruturas para a prática da medicina personalizada e promover a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico para novas formas de tratamento de câncer e doenças cardiovasculares pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A palestra foi mediada pela enfermeira Jéssika Anunciação, representante da BP e responsável pela gestão de dados do projeto no HAM. Ela explicou o andamento do projeto e falou sobre a importância dessa iniciativa: “O projeto Mapa Genoma Brasil chegou ao Hospital Aristides Maltez com o objetivo de originar e incorporar novas linhas de pesquisa e cuidado para com os pacientes. Infelizmente, no SUS, não temos, ainda, a disponibilidade de prestar um atendimento voltado para a genética através da realização de testes genéticos. Portanto, acredito que seja de grande importância para o HAM que inicia esse processo através do projeto, vislumbrando os avanços da medicina, além de mostrar-se com uma grande conquista e indicar o crescimento da instituição; assim como para os usuários que terão acesso a uma assistência ainda mais completa, indo além do diagnóstico e tratamento que já são disponibilizados. Atualmente o projeto encontra-se na fase de finalização da coleta de dados e os resultados dos testes genéticos estão sendo ansiosamente aguardados e muito em breve as consultas de aconselhamento genético começarão a acontecer. Assim, será possível direcionar de forma assertiva os cuidados para com esses pacientes e também familiares em caso de variantes patogências positivas.”.
Saiba mais:
Pesquisa genética: HAM é convidado para participar de projeto do Ministério da Saúde
0 Comentários