Representante do Ministério da Saúde visita o HAM nesta sexta-feira (20)
- Publicado em 21/10/2023
- 100% SUS, Aristides Maltez, Combate ao câncer, HAM, Hospital Aristides Maltez, Hospital filantrópico, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Ministério da Saúde, Oncologia, SUS
Nesta sexta-feira (20), Fernando Maia, coordenador geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer – Ministério da Saúde, visitou o Hospital Aristides Maltez (HAM) e foi recepcionado por Dra. Maria Romilda Maltez, 1ª vice-presidente da Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC), Dra. Sônia Sales, diretora técnica do HAM, e Washington Couto, diretor administrativo do HAM.
Em sua primeira visita ao hospital, Fernando Maia afirmou estar impressionado com o que presenciou: “Há muito tempo, conheço a relevância do Hospital Aristides Maltez. No Ministério da Saúde, tenho acesso aos números, tendo ciência de que este é o principal prestador da Bahia e um dos principais do Brasil em termos de Oncologia. Mas chegar aqui e ver a sua grandiosidade e o quanto é um hospital completo e que presta uma excelente assistência ao paciente chama muita atenção, como a dedicação das pessoas, todas muito envolvidas com essa missão de melhorar a saúde dos pacientes com câncer daqui do estado e de tantos outros. Eu estou muito impactado positivamente pela qualidade do hospital.”.
Durante o encontro, os gestores apresentaram a história da unidade filantrópica 100% SUS e falaram sobre as dificuldades financeiras e os seus pleitos. Foi solicitado apoio do Ministério da Saúde e citou-se a necessidade de revisão periódica da tabela SUS, especialmente para os procedimentos de baixa e média complexidade. Dra. Maria Romilda falou ainda sobre os planos para o futuro: “A partir do mês de dezembro, nós vamos iniciar a construção de uma nova torre em terreno cedido pelo Governo do Estado. A previsão é ampliar em 30% o nosso atendimento em Oncologia Clínica e fortalecer a Oncohematologia. Além disso, a partir do mês de maio de 2024, o nosso novo acelerador linear deverá estar em pleno funcionamento. Seguimos esperançosos de dias melhores!”
Por fim, os diretores se predispuseram a também prestar assistência ao órgão: “Nós estamos à disposição para contribuir e discutir as políticas de saúde.”.
Confira as fotos:
0 Comentários