Representantes da LBCC e do HAM participam de audiência com ministra da Saúde em Brasília
- Publicado em 12/07/2023
- 100% SUS, Aristides Maltez, Combate ao câncer, HAM, Hospital Aristides Maltez, Hospital filantrópico, Instituição filantrópica, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Ministério da Saúde, Ministra da Saúde, Oncologia, SUS
Nesta terça-feira (11), a presidente em exercício da Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC), Dra. Maria Romilda Maltez, e o diretor administrativo do Hospital Aristides (HAM), Washington Couto, se reuniram em audiência com a ministra Nísia Trindade Lima, o secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde Helvécio Miranda Magalhães Júnior, e a presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems Bahia), Stela dos Santos Souza, em Brasília. A agenda partiu de um convite do deputado Jorge Solla, que também estava presente, e teve como pauta assuntos relacionados à radioterapia com a solicitação de um novo acelerador linear, pedido esse cadastrado no sistema do ministério.
Nísia Trindade Lima acolheu a demanda e se comprometeu a deliberar sobre um outro pleito referente a auxílio financeiro para minimizar o déficit crescente e anual do hospital filantrópico. Além disso, discutiu-se sobre a solicitação de melhorias nos incentivos repassados, principalmente, o incentivo 100% SUS.
Diante da fala de Helvécio Miranda Magalhães Júnior sobre a maior produtividade do Brasil em Oncologia ser a do HAM, o secretário e a ministra receberam o convite para conhecer pessoalmente a unidade hospitalar.
Dra. Maria Romilda Maltez fez um balanço positivo do encontro: “Agradeço ao convite do deputado Jorge Solla, que muito gentilmente nos cedeu um espaço na audiência que ele teria com a ministra. Essa foi uma oportunidade muito boa e
nós acreditamos que ela há de ser bem proveitosa. A ministra Nísia, como sempre muito simpática, acatou o que falamos e o secretário Helvécio foi muito incisivo nas suas colocações em prol do Hospital Aristides Maltez. Temos esperança de dias melhores em relação à ajuda do Ministério da Saúde!”.
Resumo do encontro – Aumento de valores no contrato do SUS (Sistema Único de Saúde), novo equipamento de radioterapia e recursos para um novo prédio de Oncohematologia, Oncologia Clínica e Fisioterapia são os investimentos previstos pelo Ministério da Saúde para o HAM.
0 Comentários