Representantes da LBCC e do HAM se reúnem com ministra da Saúde em Salvador
- Publicado em 22/05/2023
- 100% SUS, Aristides Maltez, Combate ao câncer, Hospital Aristides Maltez, Hospital filantrópico, Instituição filantrópica, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Ministério da Saúde, Oncologia, SUS
O presidente e o superintendente da Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC), Dr. Aristides Maltez Filho e Dr. Humberto Luciano Souza, e o diretor administrativo do Hospital Aristides Maltez (HAM), Washington Couto, estiveram na Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em reunião com a ministra da Saúde Nísia Trindade, a secretária estadual da Saúde Roberta Santana, o vice-governador Geraldo Júnior e demais autoridades presentes na última sexta-feira (19).
Os representantes da LBCC e do HAM demonstraram a preocupação das instituições em aumentar o parque de Radioterapia, pela demanda dos pacientes e pela necessidade de modernização dos equipamentos frente ao tempo de uso (alguns aparelhos já possuem mais de 20 anos em funcionamento). Também foi pauta da reunião a obra em terreno que foi cedido pelo Governo do Estado, o que foi considerado um “verdadeiro presente do Governador Rui Costa” pelo Dr. Aristides Maltez Filho, e que deve ser concretizada o mais rápido possível, pois, além de já possuir os projetos arquitetônico e complementares elaborados, há a previsão da nova torre abrigar uma área específica e mais ampla para o atendimento em Oncohematologia, minimizando a situação das pessoas portadoras de leucemia no estado, que vêm sofrendo devido à limitação de vagas nos hospitais especializados. Diante do exposto, a ministra firmou o compromisso de que haverá investimentos para a concretização da obra.
Foram abordadas outras demandas do HAM, como o reequacionamento dos incentivos federais existentes para o custeio de materiais, insumos e medicamentos: Incentivo à Contratualização (IAC), IntegraSUS e 100% SUS, visto que os valores da tabela SUS não apresentam reajustes periódicos, o que inviabiliza a cobertura total das despesas e a manutenção das unidades hospitalares, especialmente, as filantrópicas. São, aproximadamente, 20 anos sem correção.
Dr. Aristides Maltez Filho acredita que a medida irá fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e reforça suas expectativas: “Foi uma alegria muito grande a maneira com que fomos recebidos e a objetividade com que foram discutidos os aspectos para aprimoramento da atenção do hospital à população SUS do nosso Estado. Aguardamos, portanto, por um reajuste da tabela SUS, que deve se adaptar e retornar às necessidades da saúde. É notório que os hospitais que trabalham com grande aporte da clientela SUS * – o Aristides Maltez, por exemplo – e poucos outros que são 100% SUS, precisam ser melhor aquinhoados. E uma vez que a tabela não tem suprido as necessidades, que os indispensáveis incentivos criados pelo próprio governo passem também por uma revisão para adaptação”.
Ainda no encontro, a ministra anunciou investimentos para serviços de Oncologia na Bahia. De acordo com o portal gov.br, o repasse deve ser publicado em portatia no Diária Oficial da União já nos próximos dias.
Confira as fotos:
0 Comentários