
Secretária de Saúde do Estado visita o HAM
- Publicado em 18/07/2022
- 100% SUS, Aristides Maltez, Câncer, Combate ao câncer, HAM, Hospital Aristides Maltez, Hospital filantrópico, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Oncologia, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, SESAB, SUS
A Secretária de Saúde do Estado da Bahia, Dra. Adélia Pinheiro, esteve no Hospital Aristides Maltez (HAM) na manhã desta segunda-feira (18).
Dr. Aristides Maltez Filho, presidente da Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC), mantenedora do HAM, recepcionou a Secretária e teceu um panorama das dificuldades enfrentadas pela unidade filantrópica, reforçando: “Somos uma das poucas entidades 100% SUS no Brasil e seguimos obstinados em cumprir com o nosso papel social. No entanto, apesar da maravilhosidade que é o Sistema Único de Saúde, é necessário e urgente que o Conselho Nacional de Secretários de Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, juntamente com as entidades especializadas, pressionem o Ministério da Saúde para que se faça uma correção imediata e se estabeleça um critério de revisão da tabela SUS de 4 em 4 anos, uma vez que as áreas de alta complexidade estão bem aquinhoadas, mas a baixa e a média complexidade têm uma defasagem que é um desestímulo e torna inviável a saúde financeira das instituições”. O presidente apresentou, ainda, metas para os próximos meses, como a inauguração de ressonância magnética, adquirida com verba do antigo programa Sua Nota é um Show de Solidariedade, o recebimento do termo de cessão de uso de terreno ao lado do HAM para ampliação de infraestrutura e atendimentos e a aquisição de um novo acelerador linear, que atenderá à necessidade resultante do desgaste e lentidão dos aparelhos atuais (já antigos) e possibilitará maior agilidade no tratamento dos pacientes da Radioterapia.
Dra. Adélia pontuou: “Reconheço o papel histórico do Hospital Aristides Maltez na prestação de serviço especializado em Oncologia na Bahia, mas nunca tinha tido a oportunidade de visitar a unidade de saúde. Então, para mim, hoje é uma oportunidade ímpar, que me renova o espírito em ver que temos um parceiro importante com responsabilidades sociais que se apresentam no atendimento à população, aos nossos baianos e baianas”.
O encontro foi finalizado com uma visita às instalações da Oncopediatria.
Estiveram presentes também a Dra. Maria Romilda Maltez, 1ª vice-presidente da LBCC, Celeste de Oliveira, 1ª tesoureira da LBCC, Dra. Sônia Sales, diretora técnica do HAM, Dra. Delvone Almeida, vice-diretora técnica do HAM, Washington Couto, diretor administrativo do HAM, e Márcia Ozânia, vice-diretora administrativa do HAM.
Confira as fotos:
0 Comentários