Segurança do paciente: equipe de Nutrição do HAM recebe treinamento
- Publicado em 01/11/2023
- 100% SUS, Aristides Maltez, HAM, Hospital Aristides Maltez, Hospital filantrópico, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Núcleo de Segurança do Paciente, Oncologia, Segurança do paciente, SUS
Na última quinta-feira (26), o Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Aristides Maltez (HAM) realizou mais um importante treinamento. Foi a vez dos colaboradores do setor de Nutrição receberam valiosas orientações sobre o tema, discorrendo sobre os cuidados e as necessidades específicas que devem ser consideradas ao prestar assistência. A ênfase recaiu sobre a atenção necessária para a identificação precisa do paciente, visando evitar erros que podem ter sérias consequências.
Para promover a cultura de segurança do paciente, o HAM tem investido em qualificações e conversas abertas. Os profissionais de saúde estão se concentrando em avaliar os riscos associados a cada ação a fim de desenvolver protocolos que minimizem os riscos. Quando se trata do serviço de Nutrição, as possibilidades de erros incluem a entrega de dietas, a disposição de alimentos e a oferta de água.
Durante a discussão, chamou-se a atenção para o fato de que a segurança do paciente é uma responsabilidade de todos os colaboradores, afinal, o alcance de uma cultura de segurança sólida e eficaz requer o envolvimento de todos, inclusive, dos próprios pacientes e acompanhantes. Isso significa que cada pessoa desempenha um papel vital na garantia da segurança do paciente.
Um aspecto importante abordado no treinamento foi a singularidade de cada paciente. Cada indivíduo é único, com necessidades e riscos específicos, e é fundamental que os profissionais reconheçam e respeitem essa diversidade. A coordenadora de Enfermagem Maria Emília Andrade, destacou: “Buscamos aprimorar a qualidade dos serviços prestados. Nesse sentido, estamos conduzindo uma análise minuciosa dos riscos associados a cada ação com o objetivo de estabelecer protocolos eficazes. No contexto da Nutrição, por exemplo, podemos destacar alguns riscos cruciais, como a possibilidade de entrega de dietas erradas, a localização inadequada das refeições e a falta de oferta de água suficiente. Essas situações podem representar sérios riscos à saúde dos pacientes. Portanto, estamos comprometidos em avaliar cada paciente individualmente, reconhecendo sua singularidade e dando voz tanto ao paciente quanto ao seu acompanhante. Isso é essencial para proporcionar um atendimento de alta qualidade e minimizar qualquer dano potencial.”.
Essa abordagem proativa é essencial para prevenir erros, melhorar a qualidade do atendimento e garantir o bem-estar dos pacientes. Cada ação desempenha um papel fundamental para a construção de uma experiência de cuidado eficaz e segura.
Confira as fotos:
0 Comentários