Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) do HAM completa 24 anos hoje (12)
- Publicado em 12/08/2021
- 100% SUS, Acolhimento, Aristides Maltez, Câncer, Cuidados paliativos, HAM, Hospital Aristides Maltez, Humanização, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, Oncologia, SAD, Serviço de Atenção Domiciliar, SUS
Desde 12 agosto de 1997, Dr. Aristides Maltez Filho tornou realidade um antigo sonho de proporcionar um final de vida mais digno ao paciente portador de câncer assistido no Hospital Aristides Maltez (HAM). A ideia era que o paciente pudesse passar os últimos dias de vida em seu lar, junto aos familiares, recebendo assistência em cuidados paliativos para diminuir seu sofrimento. Foi então que a Dra. Avany Maia, oncologista que já possuía experiência na assistência domiciliar para pacientes da rede do Sistema Único de Saúde (SUS), foi convidada a participar do projeto. Assim, o Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) do HAM iniciou as suas atividades e conta até os dias atuais com a coordenação da médica.
De acordo com a Dra. Avany, “O SAD é um trabalho singular que estende o seu cuidado aos familiares, inclusive, na fase de luto!”. Nesses 24 anos, nem mesmo a pandemia do Coronavírus conseguiu interromper as importantes atividades realizadas pelo SAD e que abrangem as dimensões física, social, psicológica e espiritual.
O serviço é composto por uma equipe multidisciplinar: Angela Magalhães (psicóloga), Avany Maia (médica), Elisabete Bastos (secretária), Jailson de Jesus (motorista), Luciana Magalhães (assistente social), Miriam Rodrigues (enfermeira) e Vandete Oliveira (técnica de enfermagem). O grupo é unânime ao dizer: “Mais que um trabalho, a assistência em cuidados paliativos ao paciente terminal de câncer representa o retorno a uma medicina humanizada e, para a equipe, é uma filosofia de vida!”.
O HAM acredita que, ainda que nem sempre seja possível curar, cuidar sempre é necessário.
0 Comentários