Tromboembolismo venoso (TEV) é debatido em palestra no HAM
- Publicado em 13/07/2022
- 100% SUS, Aristides Maltez, CEHAM, HAM, Hospital Aristides Maltez, LBCC, Liga Bahiana Contra o Câncer, SUS, TEV, Tromboembolismo venoso
Na manhã desta quarta-feira (13), a enfermeira Patrícia Mariano falou sobre a “A importância da prevenção do tromboembolismo venoso (TEV) através de um protocolo institucional”. A iniciativa do Centro de Estudos do Hospital Aristides Maltez (CEHAM) contou com o apoio da empresa farmacêutica SANOFI.
Patrícia chamou a atenção para dados importantes e para a necessidade de uma estratégia formal de profilaxia de TEV nas unidades hospitalares. De acordo com a Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia (SBTH), “81% das pessoas não saberiam como é uma embolia pulmonar se experimentassem uma”. Já segundo o site World Thrombosis Day, há o registro de 10 milhões de casos de TEV e 600.000 mortes apenas na Europa e nos EUA. Desses casos, mais de 60% estão associados à internação hospitalar. Patrícia reforçou: “Por isso, ter um protocolo de TEV recai sobre nós, profissionais de saúde. Nós somos o hospital. Isso nos traz uma responsabilidade de aplicar a prática de prevenção de TEV”.
A enfermeira Tássia Martins elogiou a apresentação: “A palestrante conseguiu elucidar em poucas horas o panorama do TEV, trouxe exemplos cotidianos, além de ressaltar a necessidade de ter um olhar cuidadoso para pacientes no perfil do HAM, que são potenciais a desencadear o TEV”. E complementou: “A prevenção é um recurso acessível e de relevante eficácia, conforme foi explanado pela enfermeira Patrícia, pois, além de salvar vidas, reduz as diversas complicações relacionadas ao TEV e o tempo de internação, conta com medidas farmacológicas e não farmacológicas e com o auxílio de diretriz já validada mundialmente e de instrumentos de avaliação e de prescrição que norteiam a equipe multiassistencial no manejo precoce do TEV”.
A facilitadora finalizou convocando a todos para se mobilizarem, ficando em alerta, identificando os pacientes de risco e fazendo a profilaxia. Ratificou também a importância de se estabelecer um protocolo institucional para ser seguido pela equipe multidisciplinar, afinal, Patrícia acredita ser uma atividade de todos os envolvidos na assistência ao paciente e não apenas do médico.
TEV – O tromboembolismo venoso (TEV) acontece quando um coágulo se forma na circulação sanguínea, prejudicando o fluxo de sangue nas veias pelo organismo. É uma doença considerada comum e, quando não tratada corretamente, pode se agravar e levar a óbito, sendo uma das principais causas de morte e incapacidade em todo o mundo. Os métodos farmacológicos de prevenção do TEV são considerados seguros e eficazes, além de terem boa relação custo-eficiência e são defendidos pelas diretrizes oficiais. Há métodos não farmacológicos que podem ser aplicados.
0 Comentários